fbpx

Tudo sobre Muay Thai

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Wagner Zoccoli
em 26 de junho de 2020

Esta semana trazemos um apanhado geral com tudo sobre o Muay Thai. Um resumo cobrindo todas as principais dúvidas sobre a arte e, caso deseje, com links para artigos que se aprofundam ainda mais sobre cada um desses temas.

Quer saber tudo sobre o Muay Thai? Você está no lugar certo!

Origem

O Muay Thai tem sua origem na Tailândia, país localizado no sudeste asiático.

As raízes da civilização tailandesa datam dos séculos I e II a.C., quando povos originários da China migraram ao sul para as regiões que futuramente iriam compor o Vietnã, o Laos, Camboja, Mianmar e também a Tailândia.

As guerras eram nas fronteiras do então reino do Sião eram constantes e, na segunda metade do século XVI, os birmaneses ocuparam o território, transformando Aiutaia num estado dependente.

Pouco mais de uma década depois da invasão, a independência do Sião foi estabelecida.

É dentro desse contexto de guerras que encontramos as raízes do Muay Thai. As formas de combate corpo a corpo da região, usadas nos campos de batalha, foram se desenvolvendo e assumindo aspectos específicos das culturas que sobreviveram às guerras, embora ainda mantivessem semelhança.

Com isso, o Muay Boran, forma de combate dos antigos guerreiros siameses, evoluiu para o que hoje conhecemos como Muay Thai, assim como os birmaneses (povo da antiga Birmânia, hoje oficialmente conhecida como Myanmar) hoje possuem o Lethwei.

No futuro, os países europeus como Holanda e França entrariam em contato com a Tailândia, estabelecendo relações de comércio. Esse contato também teve efeito sobre o Muay Thai, uma vez que muito do boxe ocidental fora absorvido, influenciando também o sistema de regras do Muay Thai moderno.

O que significa Muay Thai?

Diferentemente de outras artes marciais, especialmente as japonesas, onde muitas delas possuem nomes com significados filosóficos, o Muay Thai é muito mais simples e direto ao ponto.

Muay Thai significa, literalmente, boxe tailandês. Muay é a palavra tailandesa para boxe. Já a palavra thai, como podemos imaginar, faz referência a tudo o que é da Tailândia.

Sendo assim, a luta é conhecida no mundo por nomes como Boxe Tailandês ou Thai Boxing (Inglês).

O que é o Muay Thai?

Mas o que é o Muay Thai?

Hoje, o Muay Thai é, antes de mais nada, um estilo de luta de ringue onde dois oponentes se enfrentam com o objetivo de vencer a disputa.

Também conhecida como a A Arte das 8 Armas, pois permite, além de socos e chutes, cotoveladas e joelhadas, bem como projeções e luta dentro do clinch, o Muay Thai é uma modalidade com ampla gama de técnicas trabalhadas, testadas e aperfeiçoadas no decorrer de longos anos através de treinos e combates reais com contato total (full contact).

Portanto, o Muay Thai é uma das modalidades de luta mais eficientes do mundo.

Contudo, o Muay Thai é também uma forma de arte e expressão cultural, como veremos a seguir.

Aspectos culturais

Apesar de ser uma das formas de luta mais eficazes do mundo, o Muay Thai carrega fortes elementos culturais típicos, os quais sem eles o Muay Thai tradicional perde sua essência.

Uma luta de Muay Thai não é apenas uma luta. É uma festa de celebração da cultura tailandesa.

Antes da luta começar, os lutadores realizam um ritual chamado Wai Khru Ram Muay, expressando respeito e gratidão aos seus técnicos, instrutores e mestres e àqueles que vieram antes deles nessa jornada.

Além disso, vestem adornos típicos conhecidos como Mongkon e Prajied (ou kruang), como sinal de respeito às tradições.

Por fim, toda luta acontece ao som de música típica tailandesa ao vivo, onde o ritmo da música obedece ao ritmo da luta e, se a luta estiver muito morna, os músicos aceleram o ritmo com o intuito de incentivar os lutadores a darem o melhor de si.

Sendo assim, esses elementos fazem da luta um evento cultural que envolve tanto os nativos quanto estrangeiros.

A modernização

Dos campos de batalha ancestrais aos ringues modernos. O Muay Thai certamente passou por diversas transformações até chegar ao formato pelo qual o conhecemos hoje.

Antigamente o Muay Thai era praticado em áreas de terra ou areia. Os lutadores entravam em combate e a luta terminava apenas quando um deles não podia mais continuar. No lugar de luvas, utilizava-se o Kard Chueck, cordas de cânhamo usadas para enfaixar as mãos, protege-las e causar mais dano ao oponente.

Em contato com os ocidentais – holandeses, ingleses, franceses, etc – os tailandeses vieram a conhecer o boxe e muitas regras deste esporte passaram a incorporar o conjunto de regras que vinha se desenvolvendo no Muay Thai com o intuito de torna-lo mais acessível e popular.

Primeiro, passou-se a utilizar luvas. Depois, substituindo o chão de areia, a área de luta tornou-se o ringue e, em paralelo, o sistema de pontuação foi instituído.

Além disso, diversos equipamentos passaram a fazer parte do Muay Thai, sendo pensados tanto para a segurança quanto para o aperfeiçoamento técnico.

Hoje, o processo de esportivização do Muay Thai o leva a buscar um lugar nas Olimpíadas.

As regras

Atualmente, as duas principais organizações regulamentadoras do Muay Thai são a International Federation of Muaythai Association (IFMA) e o World Muay Thai Council (WMC), para o Muay Thai amador e profissional, respectivamente, ambas atuando em âmbito mundial. No Brasil, a entidade oficial ligada a estas organizações é a Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT).

Como já mencionado, as regras que normatizam o Muay Thai moderno foram bastante influenciadas pelo Boxe.

Sendo assim, as lutas passaram a ser disputadas em ringues montados em ginásios construídos especialmente para os eventos de Muay Thai. Os mais famosos estádios de Muay Thai sendo o Lumpinee e o Rajadamnern, na Tailândia.

Além dos equipamentos de proteção como luvas e protetores bucais, a divisão da luta em rounds, a contagem até 10 e o sistema de 10 pontos também foram adotadas do Boxe. Essas regras visam principalmente a segurança dos envolvidos.

A luta de Muay Thai é dividida em até 5 rounds de três minutos cada, onde o Lutador pode vencer por nocaute, nocaute técnico ou pontos.

O Muay Thai permite golpes com todos os membros, incluindo cotovelos e joelhos, mas proíbe o uso de cabeçadas.

Você pode saber mais sobre as regras do Muay Thai acessando este artigo.

Quais são os golpes do Muay Thai?

Já fizemos referência sobre o uso das “armas” do Muay Thai, sendo elas mãos, cotovelos, joelhos e pernas. O Muay Thai usa o corpo todo como arsenal de combate.

Dentre os socos do Muay Thai temos:

  • Jab;
  • Direto;
  • Cruzado;
  • Gancho;

Os chutes podem ser:

  • Baixo lateral (perna);
  • Médio lateral (costelas);
  • Alto lateral (cabeça);

Além disso, existem os chutes frontais, conhecidos como teep.

Existem também as técnicas de clinch, onde são comuns ataques com os joelhos e cotovelos, bem como projeções ao chão.

A gama de golpes do Muay Thai é imensa e se você está interessado(a) em começar a praticar, vale a pena saber mais sobre eles! Você pode fazer isso aqui.

Graduações

As graduações do Muay Thai são representadas pela coloração do prajied (também conhecido como kruang) e seguem da seguinte forma:

Branca

Iniciante

Amarela

Amarela e branca

Verde

Verde e branco

Intermediário

Azul

Azul e branco

Castanho

Avançado

Castanho e branco

Vermelho

Vermelho e branco

Professor em Treinamento

Preto

Professor Auxiliar

Preto e branco

Professor

Prata

Mestre

Ouro

Grão Mestre

Ouro e prata

Grão Mestre de Honra

Esse sistema segue as normas da IFMA e WMC.

Contudo, vale a pena lembrar que na Tailândia as graduações não são utilizadas, sendo elas uma invenção ocidental para a regulamentação do Muay Thai no sentido de tornar suas regras universais, organizando a participação de atletas em competições oficiais.

Muay Thai é bom para defesa pessoal?

Essa é uma pergunta muito comum e que gera bastante polêmica.

Antes de mais nada, devemos ter claro que “luta” e “situações de risco” são extremamente diferentes, exigindo, por consequência, respostas também diferentes.

Respondendo à pergunta: algumas técnicas do Muay Thai podem ser boas para defesa pessoal, mas o Muay Thai não é defesa pessoal.

É muito importante ter isso em mente de forma muita clara ao analisar quais são suas expectativas para a prática do Muay Thai.

Para isso, com a intenção de ajudar a todos os interessados em segurança a entender esta polêmica, redigi um artigo especificamente sobre isso. Você pode acessá-lo aqui.

Além disso, você pode conferir a visão do Tigrão a respeito do tema assistindo o vídeo abaixo:

E quais são os benefícios da prática

O Muay Thai traz muito benefícios aos seus praticantes. Confira alguns deles:

  • Fortalecimento integral do corpo;
  • Tonificação muscular;
  • Mobilidade e coordenação motora;
  • Condicionamento físico;
  • Em conjunto com uma dieta correta, é um poderoso aliado no emagrecimento saudável;
  • Alívio do estresse;
  • Autoconfiança ao superar os próprios limites;
  • Disciplina;
  • Disposição;
  • Socialização.

Além dos claros benefícios físicos, o Muay Thai pode servir como uma ferramenta de autoconhecimento, proporcionando benefício psicológicos e emocionais, desde que seja treinado de maneira adequada, onde o praticante tem isso como objetivo.

Como aprender?

A resposta parece óbvia.

Vá a uma academia! E essa certamente é a melhor alternativa. Se você tem acesso a boas academias, visite-as e escolha aquela a qual você melhor se adapta ou que melhor atenda suas necessidades, como distância do trabalho e/ou casa e bons horários.

Não está certo de como identificar uma boa academia? Talvez este artigo possa te ajudar.

Mas às vezes a resposta óbvia não se aplica a todos. Existem muitas pessoas que não possuem academias de fácil acesso ou mesmo tem uma agenda de compromissos fora do padrão, não podendo comparecer às aulas.

Felizmente, hoje em dia a tecnologia cria muitas pontes de acesso, permitindo às pessoas alcançarem quase qualquer coisa. Isso inclui o Muay Thai.

Já existem bons programas online, pensados para o treino em casa por profissionais qualificados. Você quer mesmo treinar Muay Thai? Não tem mais desculpas.

Apesar desses programas oferecerem ótimas instruções e ferramentas de treino, meu conselho é que você treine em uma academia. O treino com colegas e devidamente orientado não possui substitutos.

Como lutar?

Essa pergunta seguramente tem uma resposta simples e óbvia:

SUBA NO RINGUE!

Se você tem interesse em realmente lutar, esse é o único caminho.

Procure uma academia com professores qualificados e que tenha um time de atletas que já compete. Eles sabem o que é preciso para prepará-lo para subir no ringue e desempenhar da melhor forma possível, além de já possuírem os devidos contatos para promoção de eventos ou parcerias para organização de lutas.

Mas esteja preparado! Entrar no ringue pra valer não é uma tarefa a ser levada com displicência. É preciso manter o ego checado, permanecendo humilde e respeitoso mesmo, tanto na vitória quanto na derrota.

Pra cima!

Se você gostou deste artigo, compartilhe com amigos nas redes sociais e os convide para treinar com você!

Críticas? São bem vindas! Elas nos ajudam a melhorar!

Vamos juntos fortalecer o Muay Thai no Brasil!

Siga e compartilhe nossas redes sociais, Facebook e Instagram!

INICIE SEUS TREINOS DA FORMA CORRETA!

Guia Prático do Iniciante de Muay Thai

Este guia traz informações & dicas práticas para o início da sua jornada no Muay Thai.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.