A História do Muay Thai é bastante antiga, datando desde a formação do povo siamês (antigo povo tailandês) e seu Estado, o Sião, como era conhecida a região da Tailândia no século XIII.
A arte tem raízes profundas na história e cultura tailandesas, mas infelizmente, muitos detalhes se perderam devido à destruição de inúmeros registros escritos quando a Tailândia foi invadia pelos birmaneses no século XIV.
Os conflitos – comuns à região no passado – foram o palco do desenvolvimento do Muay Thai por séculos, sendo a arte de combate usada pelos guerreiros tailandeses no campo de batalha. O Muay Thai tornou-se mandatório para os soldados que integravam o exército, sendo praticado inclusive em períodos de paz.
Além disso, a constante ameaça das guerras tornou comum a presença de centros de treinamento por toda a nação. Jovens praticavam a arte por várias razões: defesa pessoal, exercício, disciplina, etc.
O Muay Thai sempre foi considerado com alta estima pela realeza tailandesa, sendo praticado por diversos governantes e seus herdeiros, pois acreditavam que bons guerreiros tornavam-se bons líderes e a prática prepararia os futuros governantes.
Um manual sobre a arte da guerra – o Chupasart – enfatizava o uso marcial de cada parte do corpo e ditava o contexto filosófico de que o combate era mais do que o uso de armas. Deveria, principalmente, engajar mente, corpo e alma em total comprometimento.
O Muay Thai, ou A Arte das Oito Armas, é parte indissociável do dia-a-dia do povo tailandês, desde a constituição de sua identidade cultural até os dias de hoje.
Deixe um comentário