fbpx

Por que o Muay Thai é a Arte das Oito Armas

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Wagner Zoccoli
em 13 de agosto de 2019

Você já se perguntou por que o muay thai é a arte das oito armas? Essa arte marcial nasceu há mais de dois mil anos na Tailândia, mas apenas no século XVI começou a se popularizar na região, e no século XX passou a conquistar outros países.

O estilo, conhecido por muitos como a “Arte das oito Armas” (do inglês, eight limbs que em tradução literal significa oito membros) se diferencia de muitas outras lutas, por pregar não apenas o fortalecimento do corpo, mas da mente. Ambos os aspectos precisam atuar em perfeita harmonia.

Qual o significado do títuloarte das oito armas”?

Mas afinal, por que o muay thai é a arte das 8 armas? Esse estilo recebe essa denominaçao por conta do número de pontos de contato que ele permite durante o combate: golpes com as mãos, cotovelos, pernas e joelhos.

Ou seja, cada par de membros representa uma dupla de armas. duas mãos, dois cotovelos, duas pernas e dois joelhos compõem a arte dos oito membros.

Cada um dos membros tem um potencial de ataque em luta, e por isso é considerada uma arma. Inclusive, é por conta disso que no Muay Thai uma das questões mais trabalhadas é justamente o respeito pelas técnicas bem como o uso correto delas.

O Muay Thai não é uma arte marcial que você aprende para “poder brigar” com outras pessoas. Na verdade, esse estilo de luta prega justamente o contrário, que é evitar ao máximo o conflito.  

Dentro dessa modalidade, o atleta ainda trabalha diferentes aspectos voltados para o equilíbrio do corpo e da mente. Além de ser uma excelente forma de aumentar o condicionamento físico, o Muay Tha exige mais concentração e autoconfiança ao praticante, uma vez que ensina golpes precisos e combinados entre eles.

O trabalho mental que o esporte exige também é um dos pontos que faz dele a paixão de muitos atletas. O atleta precisa de um nível elevado de concentração, autocontrole e estratégia para conseguir prever os golpes do adversário ao mesmo tempo que já planeja quais deve dar.

Qual a função de cada membro dentro da modalidade?

Mais um dos motivos que revela o por que o muay thai é a arte das 8 armas é a função de cada membro na luta. Todos os membros usados nos golpes são realmente pensados como armas reais.

E com isso, o lutador usa técnicas específicas para a aplicação de golpes com cada um deles. As mãos, por exemplo, possuem as funções de espadas e adagas.

Dessa maneira elas são usadas justamente em golpes que visam maior penetração das defesas, objetivando realmente derrubar o oponente.

As canelas e antebraços, por sua vez, são os escudos do corpo. O atleta usa essas regiões para absorver toda força dos golpes recebidos, bem como desarmar algumas ações do outro lutador.

Os cotovelos, por serem mais resistentes e proporcionarem grande impacto, têm a mesma função das maças e martelos de guerra. O objetivo deles é a aplicação do máximo de força possível contra o “inimigo”

As pernas e joelhos são, respectivamente, o machado cortante e a lança perfurante. Ou seja, proporcionam golpes limpos e que muitas vezes derrubam o adversário de uma única vez.

Podemos dizer, assim, que o corpo como um todo opera como uma unidade de guerra.

O atleta precisa ter o foco e a atenção para organizar cada sequência de golpes. Ao mesmo tempo que ataca, precisa ficar atento a proteção e vice-versa.

Por isso que os treinamentos do muay thai são considerados tão exigentes.

Cada treino é como se o atleta fosse um soldado em sua unidade. Ele irá treinar ao máximo de exaustão para aprender como usar cada uma de suas armas adequadamente, e sempre se lembrando da necessidade de uma estratégia.

Além disso, os treinos do muay thai também se baseiam em exercícios mentais. Saber avaliar o ambiente, a estratégia do oponente, e os sinais do próprio corpo, para rapidamente executar os golpes necessários.

 

A Arte das Oito Armas e suas diferentes técnicas

Além de saber por que o muay thai é a arte das oito armas, uma dúvida recorrente entre aqueles que desejam praticar a modalidade é sobre as técnicas existentes.

Assim como outras modalidades, existem várias técnicas que podem ser aplicadas, sempre levando em conta o foco de cada membro. Além disso, muitos atletas acabam desenvolvendo alguns métodos particulares, conforme o próprio estilo de luta.

Entre as técnicas mais populares estão:

Técnicas de pernas

Os jogos de pernas estão presentes dentro da modalidade, juntamente com diferentes variações de chutes. Nesse tipo de método os lutadores são treinados para usar sempre o osso da canela, a tíbia.

Por ser mais resistente, ela consegue aumentar o potencial do golpe, além de aguentar melhor o impacto. Para isso, os atletas precisam condicionar as tíbias por meio de treinos com saco pesado e em sparing.

As joelhadas também possuem um grande papel dentro da modalidade. Consideradas letais, geralmente as joelhadas são aplicadas em golpes de curta distância, especialmente dentro do clinch.

Técnica de braços

Dentro do muay thai há várias regras sobre socos e outros golpes com as mãos, principalmente em torneios, mas as técnica de braços também é amplamente utilizada, principalmente no aspecto da defesa.

Além disso, é importante ressaltar que há várias diferenças técnicas que são imperceptíveis aos olhos dos leigos, mas que fazem toda a diferença para causar mais impacto nos adversários.

Dentro da técnica dos braços também se destacam as cotoveladas, que oferecem um perigo significativo por conta da sua capacidade de contusão. Essas armas também são utilizadas geralmente em golpes de curta distância

Clinch

Essa é uma técnica tanto de defesa quanto de ataque, utilizada para você se livrar de uma sequência de ataques do oponente, e ao mesmo tempo imobilizá-lo, podendo contra atacar ou mesmo projetá-lo ao chão. 

Outras técnicas

Dentro da modalidade ainda existem outras técnicas que podem ser usadas para derrubar, desestabilizar ou imobilizar o oponente. Entre elas podemos citar o movimento de “agarrar as pernas” do oponente, quando esse tenta dar algum tipo de golpe com as pernas.

Mas existem regras para a aplicação desse tipo de técnica. No caso, por exemplo, você só pode segurar as pernas do adversário por até três segundos e dar no máximo dois passos para frente para fazer o contra-ataque.

Os bloqueios também são amplamente utilizados, principalmente com as canelas e antebraços. A defesa com as canelas, por exemplo, é amplamente utilizada contra chutes baixos (que visam as pernas) e médios (que visam o tronco e costelas). Já os antebraços visam bloquear toda sorte de golpes que tem como alvo a cabeça.

Por conta da resistência do osso, ele consegue absorver bem os golpes. Mas é necessário cuidado ao efetuar, seja um ataque ou defesa, seja de socos ou de chutes, pois a má execução técnica pode acarretar em sérias lesões.

Além das técnicas acima, existe muito mais sobre muay thai que o tornam uma paixão para bilhões de atletas ao redor do mundo. Essa é uma das poucas artes marciais que ainda preserva e utiliza ativamente a grande maioria das técnicas e pilares de quando surgiu.

Gostou de saber por que o muay thai é a luta das 8 armas? Então não deixe de conferir outros posts do blog para saber mais sobre essa modalidade que encanta pessoas de todo o mundo.maior impacto

INICIE SEUS TREINOS DA FORMA CORRETA!

Guia Prático do Iniciante de Muay Thai

Este guia traz informações & dicas práticas para o início da sua jornada no Muay Thai.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.