Por volta de 1980 até meados de 1995, aconteceu uma explosão de talento, dinheiro e competição. Nesse período produziram-se incontáveis lutadores incríveis que desafiavam os limites uns dos outros em combates super excitantes.
Basta procurar quaisquer vídeos das lutas dessa época. Certamente você encontrará lutas impressionantes onde os lutadores colocavam à prova todo o seu potencial.
Adicione a isso as incríveis habilidades que os lutadores exibiam contra outros lutadores do mesmo calibre e nem mesmo os mais leigos deixam de perceber o quão extraordinário eram aqueles combates.
Mas o que fez esses lutadores tão bons? O que nesse período foi tão especial?
Segundo muitos que viveram essa época e estavam inseridos no mundo do Muay Thai, as condições sócio econômicas da Tailândia na época e a vida diária dos lutadores fora do ringue foram os elementos principais da equação que produziu a hoje conhecida como Era de Ouro do Muay Thai.
A realidade da Tailândia à época era dura. A fome era uma realidade quase comum e muitos lutadores eram motivados por pobreza e desespero. Até hoje o Muay Thai é considerado uma saída da miséria para muitas famílias, especialmente as do campo, as quais mandam seus filhos ainda jovens para centros de treinamento para que lutem e ajudem com a renda familiar.
Uma vida dura produz indivíduos duros, resilientes. A promessa de comida, dinheiro e uma vida melhor impulsiona os mais jovens a seguir tal caminho. Muitos deles que não tinham nada a perder e tudo a ganhar.
Contudo, embora a pobreza fosse intensa, a Tailândia passava já há alguns anos por um crescimento econômico intenso. A riqueza, contudo, concentrava-se em Bangkok. As zonas rurais tornaram-se o celeiro dos melhores lutadores da história, que migravam para os grandes centros em busca de melhores chances.
O centro da Tailândia sempre concentrou o poder do país desde tempos de sua fundação, e os melhores lutadores invariavelmente dirigem-se para lá.
Os grandes estádios de Muay Thai, Rajadamnern e Lumpini, as mecas do esporte, enchiam-se consistentemente com talento de alto nível. Conseguir uma luta em um desses lugares era difícil, apenas os melhores dos melhores competiam lá e era uma honra para os lutadores exibirem suas habilidades em seus ringues.
O treino era mais difícil naquela época. Não havia pisos de EVA, os tênis de corrida era péssimos ou muitas vezes inexistentes. Luvas finas, sacos de pancada duros e nenhum equipamento moderno significava que os lutadores desenvolviam corpos mais calejados.
Todos esses fatores contribuíram para criar lutadores extremamente resilientes, tanto física como mentalmente.
Uma das grandes mudanças, contudo, é o impacto que os jogos e apostas passaram a ter sobre o esporte.
Hoje os jogadores tem grande influência sobre o cenário do Muay Thai. Isso inibe os lutadores de simplesmente lutarem, pois precisam acompanhar a demanda e expectativas dos apostadores. Eles acabam tomando menos riscos e limitando seu repertório para técnicas com maior porcentagem de sucesso.
Num próximo post trarei os grandes nomes da Era de Ouro.
Não perca!
Deixe um comentário