Se você cresceu nos anos 90, provavelmente jogou Street Fighter II. Mas, talvez não saiba que este foi seu primeiro encontro com o Muay Thai. Você sabia também que o personagem Sagat foi baseado em uma pessoa real?
Sagat foi um dos personagens principais do Street Fighter II, sendo um campeão de Muay Thai no videogame. Na série, ele perdeu um olho durante uma briga com o pai de Dan Hibiki Go, por isso usava um tapa-olho. Além disso, tinha uma enorme cicatriz no peito, marca da luta vitoriosa contra Ryu.
Sagat tinha as mãos e os tornozelos enrolados com faixas e usava short. Ele era um personagem de estatura alta que impressionava, mostrando força e robustez.
Algo que é bem engraçado, considerando que a maioria dos lutadores de Muay Thai da Tailândia não tem porte físico avantajado, por isso geralmente lutam em categorias mais leves. De fato, é difícil encontrar lutadores tailandeses acima de 50 kg.
Embora Sagat seja lembrado por Street Fighter II e vários outros jogos da franquia, a sua primeira aparição foi no Street Fighter original lançado em 1987, mas não chegou nem perto do sucesso de Street Fighter II.
O primeiro jogo da série de lutadores de rua
Como já citamos, o primeiro jogo da série foi lançado em 1987, seguido por outros cinco jogos da série principal e inúmeras aparições em várias outras mídias. Seu best-seller de 1991, Street Fighter II, é creditado como um dos gêneros de luta individual.
Street Fighter é uma das franquias de videogame de maior sucesso de todos os tempos. É apresentado como uma das séries mais emblemáticas da empresa de videogames Campcon. Esse jogo vendeu 43 milhões de unidades em todo o mundo, desde o seu início até os dias atuais.
O Street Fighter II estabeleceu os padrões para todos os outros jogos que vieram depois, e é considerado uma verdadeira série clássica. Sem dúvida, foi o primeiro jogo de luta individual a oferecer aos jogadores uma variedade de personagens.
Isso criou níveis de profundidade e valor de repetição até então desconhecidos para um jogo. Cada personagem tinha um estilo de luta com aproximadamente 30 movimentos ou mais, incluindo movimentos de luta inexistentes, como arremessos, bem como dois ou três ataques ocultos por personagem.
No modo single-player do jogo, o personagem escolhido pelo jogador é confrontado com os outros sete personagens principais antes de confrontar os quatro adversários finais.
O Street Fighter II provou ser popular devido a todos esses fatores, ultrapassando seu antecessor em popularidade, transformando o Street Fighter em uma franquia multimídia.
O jogo também apresentava gráficos de boa qualidade para a época, incluindo fundos de cores diferentes e jogabilidade refinada.
Videogame Sagat e Sagat da vida real
Então, de onde surgiu a ideia para o personagem Sagat? Nunca foi confirmado pela Capcom, criadora da franquia Street Fighter, mas é amplamente aceito que ele é baseado em um homem que lutava Muay Thai na vida real.
Trata-se do tailandês Sagat Petchyindee, nascido na cidade de Sakat Phonpimai em 1957. Ele foi um grande lutador, sendo que mais da metade de suas vitórias veio por nocaute.
Na Tailândia, a maioria dos boxeadores usa nomes diferentes para as lutas, sendo que o nome de nascimento de Sagat era Wirun Phonphimai. O verdadeiro Sagat também se interessou pelo boxe e se profissionalizou.
Sagat foi tricampeão do Lumpinee Stadium e tricampeão do Radjadamnern Stadium. Estádios de grande prestigio no Muay Thai. A primeira luta de Sagat foi aos 11 anos. Logo depois encontrou seu caminho viajando para Bangkok, onde lutou na famosa academia Petchyindee.
Até hoje essa é uma das academias mais populares da Tailândia. As maiores vitórias da carreira de Sagat foram contra Dieselnoi Chor Thanasukarn.
O verdadeiro Sagat era durão
O Sagat da vida real era conhecido por sua habilidade no boxe, algo pelo qual outros grandes nomes são conhecidos, mas os lutadores tailandeses em geral não são. Não há confirmação, mas acredita-se que ele tenha sido a base da jogada de Sagat no jogo Tiger Uppercut.
Você deve estar se perguntando, como está Sagat hoje? Bem, conforme os portais de notícias, Sagat se aposentou e agora é treinador de Muay Thai em Bangkok. Além disso, já trabalhou como dublê e ator de cinema.
Apesar de terem tomado algumas liberdades para realizar mudanças no personagem, o Sagat da vida real é tão durão quanto o do videogame.
Se você comparar o personagem com o verdadeiro Sagat, verá que eles são parecidos. Aliás, Sagat já declarou para a imprensa da Tailândia que pensou em processar a Capcom por usar sua aparência sem o seu consentimento, mas acabou desistindo.
O tempo e o dinheiro não teriam valido a pena, segundo ele. Sagat então preferiu usar o videogame Street Fighter como uma forma de autopromoção.
Abaixo temos um belíssimo vídeo produzido por Lawrence Kenshin com a participação do próprio Sagat, o qual conta um pouco de sua história. Confira!
Lawrence Kenshin é reconhecido no YouTube por suas minuciosas e técnicas análises de lutas de grandes nomes do Muay Thai, Kickboxing e Boxe. Se você é uma apaixonado(a) pelas striking arts, recomendo fortemente que acompanhe o canal do Lawrence!
Deixe um comentário