fbpx

O que são Wai Kru & Ram Muay

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Wagner Zoccoli
em 23 de março de 2020

O que são o Wai Kru e o Ram Muay

O “Wai Kru Ram Muay” é um rito de celebração da relação entre duas pessoas pessoas com o objetivo de prestar reverência e gratidão. Esse rito se expressa em forma de uma dança realizada por lutadores de Muay Thai no ringue antes do início da luta. Com raízes profundas na cultura tailandesa, acredita-se que esse ritual une corpo, mente e espírito. 

O Wai Kru Ram Muay não é apenas uma  performance. É, antes de tudo, uma reverência que os lutadores prestam aos seus deuses e professores. É também um exercício de aquecimento, que exige força e elegância, autocontrole e coordenação.

O ritual consiste em 2 partes, sendo que “Wai” é a maneira tradicional de saudação tailandesa com as palmas das mãos juntas, mostrando uma forma de respeito, e “Kru” vem da palavra sânscrita “guru” que se traduz em “professor”.

Então, “Wai Kru” significa literalmente “prestar respeito ao professor”. “Ram” significa “dança” no antigo sentido tradicional e “Muay” é a palavra tailandesa para boxe. Portanto, o termo se refere à “dança de boxeadores / lutadores”.

Tradição na Tailândia

As cerimônias de Wai Kru são realizadas todos os anos, e um dos principais exemplos disso ocorre nas escolas. No início do ano letivo, a cerimônia é realizada pelos alunos, sendo que o objetivo é prestar homenagem e respeito aos seus professores e receber bênçãos por sua educação ou iniciação.

Se a escola segue o budismo, essa cerimônia é iniciada com uma oração budista, e depois os alunos realizam um cântico. Esse ritual pode continuar até o momento em que os melhores alunos de cada classe levam oferendas na forma de velas, flores e outros arranjos tradicionais para os mestres.

Cada oferta tem seu próprio significado: o arroz simboliza a disciplina e as flores são oferecidas para a inteligência. A cerimônia de Wai Kru também é realizada uma vez por ano, às quintas-feiras na Tailândia. Nesse caso, o propósito é religioso, sendo o dia do deus dos professores e aprendizes, Brishapati. 

Em todas as instituições de ensino, esse dia geralmente é escolhido para o ritual. Nas escolas de música, eles também assumem uma forma mais religiosa e tradicional, na qual os monges budistas às vezes são convidados a fazer orações. 

Louvando os deuses

Historicamente, os lutadores respeitavam e reforçavam sua lealdade aos treinadores. Eles também elogiavam os deuses, agradecendo por sua iniciação e pedindo bênçãos e sucesso na luta. As competições de Muay Thai eram realizadas pelos militares tailandeses para que os homens pudessem provar sua força e capacidade de lutar. 

Em ocasiões especiais, o imperador compareceria. O Ram Muay não é executado apenas em homenagem a professores, treinadores e pais, mas para mostrar respeito pelos ex-treinadores, ou falecidos há muito tempo, sem os quais a arte do Muay Thai não poderia ter continuado e sido aperfeiçoada. 

Antigamente, alguém que queria treinar Muay Thai precisava obter a aceitação de um treinador. O treinador os observaria por algum tempo para decidir sobre seu caráter e, eventualmente, aceitá-lo como aprendiz.

Isso significava que o aluno moraria com seu mestre, servindo-o de todas as formas possíveis para demonstrar gratidão por ser treinado, e como forma de pagar as mensalidades. Não executar o Wai Kru antes de uma luta gera azar e isso pode levar a derrota de maneira brutal ou humilhante. 

Como é realizada a dança?

Cada cerimônia pré-luta começa com o lutador circulando dentro do ringue no sentido anti-horário com uma mão na corda superior, parando brevemente em cada canto para uma oração. Essa ação é um ato de superstição que impede que energia ou forças negativas entrem, buscando proteção durante a luta. 

Depois disso, os lutadores passam a executar o “Wai Kru”, que envolve ajoelhar-se e curvar-se. Além disso, o “Wai”, realizado três vezes para mostrar respeito pelos pais, professores e o Buda. Este simples ato visa manter a mente clara e consciente. A dança “Ram Muay” segue o exemplo. 

Esta dança elaborada expressa histórias das origens védicas indianas das quais a religião do país é fortemente influenciada. Antigamente, o Ram Muay variava de acampamento para acampamento e de região para região. 

Atualmente, há muito pouca variação, se é que existe. A dança consiste em uma série de movimentos muito graciosos, sendo que todo o segmento pode levar alguns minutos para ser concluído. O “Ram Muay” ajuda a aquecer o corpo do lutador, enquanto também relaxa a mente. 

Trilha sonora do Wai Kru Ram Muay

Toda a cerimônia de Wai Kru Ram Muay é realizada com a trilha sonora de Sarama, uma música rítmica tradicional tailandesa que também acompanha as lutas. Os sons hipnóticos sobrenaturais do Sarama justapõem-se com movimentos brutais rápidos para caracterizar a arte marcial do Muay Thai.

Hoje, o Wai Kru é ensinado nas academias de Muay Thai em todo o mundo, mesmo para alunos que não competem no ringue. Todos os anos, milhares de praticantes de Muay Thai de todo o mundo se reúnem na antiga cidade tailandesa de Ayutthaya para a cerimônia anual do World Wai Kru, demonstrando sua admiração pelas tradições do Muay Thai.

Veja a execução do ritual no vídeo abaixo:

INICIE SEUS TREINOS DA FORMA CORRETA!

Guia Prático do Iniciante de Muay Thai

Este guia traz informações & dicas práticas para o início da sua jornada no Muay Thai.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.