Namsaknoi Yudthagarngamtorn: O Imperador
O aumento na popularidade global do Muay Thai ajudou os principais lutadores da era moderna a se tornarem estrelas internacionais. Mas antes do advento do Youtube, até os mais bem-sucedidos eram desconhecidos fora da Tailândia.
As lutas do final dos anos 90 e início dos anos 2000 ainda são difíceis de encontrar online, o que significa que lutadores como Namsaknoi Yudthagarngamtorn perderam o reconhecimento mundial que mereciam. Seu reinado como campeão terminou em 2006 e há muito poucas imagens dele quando estava no auge, aos 35 anos.
Namsaknoi ganhou os prêmios de “Lutador do Ano” em 1996 e 1999. Além de ser o melhor praticante de Muay Thai de sua geração, ele também era conhecido pela graça e beleza de seu Wai Kru (dança tradicional tailandesa realizada antes da luta). Inclusive, Namsaknoi ganhou vários prêmios por suas performances de dança.
Hoje ele está aposentado e não pratica mais o Muay Thai. Mas trabalha como professor, ensinando a arte marcial para outras pessoas no Evolve MMA em Cingapura. Porém, a história de Namsaknoi não é totalmente feliz, porque suas realizações no ringue não lhe renderam o respeito e a remuneração merecida.
Onde tudo começou
A história de Namsaknoi começou em Chaiya, uma pequena cidade na província de Surat Thani. Ele era o caçula de sete filhos e decidiu, desde tenra idade, que queria seguir os passos de seu avô, que havia tido algum sucesso no circuito local de Muay Thai. Seu avô foi um lutador conhecido em algumas províncias do sul.
Por outro lado, Namsaknoi se tornou o maior nome da Tailândia. Essa jornada começou quando ele tinha apenas oito anos. Embora ele fosse a criança mais magrela do campo, ele não desistiu, sendo que depois de seis meses de treinamento realizou sua primeira luta numa feira da cidade.
Namsaknoi venceu seu oponente com golpes de joelho no corpo. Por vencer a primeira luta, ele recebeu um bom valor em dinheiro para um garoto de oito anos cuja família sobrevivia no limite da pobreza.
A mudança para Bangkok
Em seus primeiros dias no sul da Tailândia, tornou-se conhecido por ser um lutador invencível. Mesmo no início da carreira demonstrou todo seu potencial e futuro promissor. Então, aos 12 anos de idade, seu treinador o levou a Bangkok para oferecer a ele um melhor treinamento.
Namsaknoi passou os primeiros anos em Bangkok, no Kiatsingnoi Gym, onde lutou até o topo, competindo frequentemente contra lutadores mais velhos e mais experientes. Aos 17 anos, ele já tinha ganhado um dos títulos de maior prestígio da Tailândia, “O Lutador do Ano”.
Na época, ele foi um dos mais jovens lutadores a conquistar esse título. Mais tarde, Namsaknoi mudou para a lendária academia Por Pramuk e tornou-se uma super estrela no Muay Thai.
No Estádio Lumpinee, em Bangkok, Namsaknoi foi campeão invicto durante seis anos consecutivos, enfrentando os melhores lutadores da Tailândia. Por estar sentado no “trono do Muay Thai”, ele recebeu o apelido de “Imperador”.
O golpe da academia
Apesar de inúmeros momentos de glória, o Imperador Namsaknoi passou por uma fase dolorosa em sua carreira. Isso porque foi enganado pela academia em que treinava e acabou sem dinheiro. Na época, Namsaknoi era a estrela do ginásio de Por Pramuk, mas por não receber os prêmios prometidos em dinheiro, ele decidiu se afastar da academia definitivamente.
Ele ficou arrasado e deprimido, deixando para trás todos os seus pertences, incluindo os cintos de campeão. Em 1999, Namsaknoi ganhou um carro Ford Ranger depois de vencer um torneio na Tailândia, mas nunca recebeu o veículo.
Anos mais tarde, seu companheiro de equipe mais jovem, Buakaw, seria manchete em todo o mundo depois de falar sobre o tratamento semelhante que recebeu na academia de Por Pramuk.
Isso atraiu a atenção da mídia e as autoridades esportivas da Tailândia tentaram resolver o problema. Enquanto isso, Namsaknoi já estava no fim da carreira, recebendo pouco apoio e dinheiro, por isso retornou à sua cidade natal. No entanto, não tinha nenhum cinturão para mostrar de sua gloriosa carreira no Muay Thai.
Em sua aldeia, ele começou a trabalhar como vendedor de redes de pesca. Namsaknoi se viu fazendo um trabalho servil pelo equivalente a alguns dólares por dia. Era uma situação triste, mas um telefonema de um amigo o levou de volta ao esporte onde ele fez seu nome.
A volta por cima
Finalmente, as coisas começaram a mudar para o famoso ex-campeão quando lhe foi oferecido um emprego lucrativo como treinador em Cingapura. Tendo provado suas credenciais em uma luta improvisada, o ex-lutador começou a trabalhar como treinador de Muay Thai.
Namsaknoi encontrou a segurança financeira necessária para sobreviver e hoje leva uma vida tranquila. No final de sua carreira, ele registrou um dos melhores recordes de luta de todos os tempos. Em 300 lutas, Namsaknoi venceu 95% dos combates.
Quer ver essa lenda em ação? Confira no vídeo abaixo:
Deixe um comentário