fbpx

Muay Thai: Mongkon e Prajied

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Wagner Zoccoli
em 17 de fevereiro de 2020

Mongkon & Prajied: o que são e para que servem

O Muay Thai está profundamente mergulhado na tradição tailandesa. De amuletos sagrados a danças anteriores à luta, a Tailândia une sua cultura aos combates. Nesse contexto podemos destacar o Prajied e o Mongkon.

O primeiro é para dar confiança e sorte aos atletas, já o segundo era entregue a um boxeador depois que seu treinador vê que se tornou um lutador experiente em Muay Thai. 

Em algumas academias de artes marciais fora da Tailândia, para premiar e distinguir níveis entre os alunos, o Prajied é usado, representando algo semelhante às faixas no Karatê, Judô ou Jiu-Jitsu. Porém, na Tailândia não há graduação de atletas.

Dessa forma, o Prajied representa apenas a tradição e crenças espirituais, em vez de uma determinada classificação por desempenho.

O poder do Mongkon

O Mongkon é um tipo de guirlanda desgastada. O treinador coloca na cabeça do lutador e faz uma oração para que conquiste a vitória com segurança. Ele deve ser manuseado apenas pelo lutador e pelo seu professor, para não perder seus poderes especiais.

O Mongkon é colocado na cabeça de um lutador de Muay Thai por alguém em quem confia, como seu pai, seu treinador ou seu irmão. Geralmente é usado numa cerimônia conhecida como pitee sai mongkon.  Ele então usa o Mongkon no ringue durante toda a luta.

Quando não está em uso, o Mongkon é pendurado em algum lugar alto, sendo que nunca pode tocar o chão e não deve ser desrespeitado. O Mongkon é considerado sagrado pelos tailandeses.

Como é criado o Mongkon? 

Usando um pano de pakamaa artesanal tailandês, o Mongkon é criado. Porém, esse tecido deve ser recebido de presente de alguém da família. O processo de criação é simples. Primeiro é colocada uma corda no pano e, em seguida, se envolve cuidadosamente o pano em volta dela. 

Depois, se une as extremidades do Mongkon e se amarra com um pedaço menor de pano para fazer um rabo. Dessa forma, é feito não apenas para criar algo esteticamente agradável, mas algo que possa ser reverenciado.

Assim, os Mongkons começam a ganhar significado. Depois de pronto, ele é levado a um monge que ora e sopra sobre ele. Após esse ritual, o Mongkon é considerado energizado.

Prajied: um amuleto da sorte

O Prajied é uma braçadeira usada ao redor do bíceps por um lutador de Muay Thai durante toda a luta. No Ocidente, isso seria semelhante a um amuleto da sorte, mas com um significado ainda mais profundo para a cultura tailandesa. Alguns lutadores usam um Prajied, outros usam dois.

As características dessa braçadeira variam de lutador para lutador, dependendo também de onde ele foi treinado e das tradições que ele segue. Mas, em geral, é vermelho e branco. O objetivo é proteger o lutador contra perigos e ferimentos durante toda a luta. 

Ele carrega muitas das mesmas características do Mongkon, exceto que o Mongkon precisa ser removido antes da luta e o Prajied é usado o tempo todo. Este é um amuleto, não muito diferente dos antigos amuletos usados ​​pelos guerreiros quando eles entravam na batalha. 

Embora nem todos os lutadores usem um Prajied, é tradicional usar um. Pugilistas individuais que não acreditam no poder do amuleto podem não usar, mas a maioria segue a tradição e usa a braçadeira. Como o Mongkon, o Prajied é um item individual. Assim, se deve mostrar respeito ao treinador, à família e às crenças do lutador que recebe proteção em troca.

De acordo com a tradição, o Prajied deve ser mantido em um lugar alto ou bem reverenciado para evitar que alguém passe por cima ou deixe cair no chão. Isso seria inadmissível, já que a braçadeira perderia seu poder místico.

Como é criado o Prajied?

Semelhante ao Mongkon, o Prajied é tradicionalmente feito de material pertencente a um ente querido ou a um familiar próximo. Hoje, o Prajied é feito de tecido e possui muitas cores diferentes. Braçadeiras personalizadas desse tipo podem ser compradas na Internet.

O que o Prajied representa?

Acredita-se que o Prajied traga boa sorte ao lutador e melhore seu desempenho e poder de nocaute. A Tailândia é um país profundamente espiritual e supersticioso. A crença de que há espíritos bons e maus por toda a parte é predominante no país.

Tradições antigas que fazem parte do Muay Thai, como o wai khru (dança tradicional realizada antes de uma luta de boxe) e o mongkon sagrado usado pelos lutadores antes da luta, representam essa crença no mundo espiritual.

A prática do wai khru para atrair energias positivas, juntamente com o uso do Mongkon e do Prajied são tradições entrelaçadas. Como o Mongkon usado pelos lutadores, o Prajied também deve ser abençoado por um monge ou homem santo, a fim de afastar os maus espíritos.

O Prajied é considerado um objeto sagrado, sendo muito reverenciado e tratado com respeito. 

INICIE SEUS TREINOS DA FORMA CORRETA!

Guia Prático do Iniciante de Muay Thai

Este guia traz informações & dicas práticas para o início da sua jornada no Muay Thai.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.