Existem estilos de luta diferenciados dentro do Muay Thai. Sim. Quanto mais você se aprofundar na sua jornada no Muay Thai, mais ficará fascinado. Você verá que a prática é mais do que apenas dar socos e chutes. É uma arte tática, que requer estratégia e conhecimento de suas nuances técnicas.
Você começa a perceber tudo isso quando começa a treinar. Tudo o que você aprendeu com seu instrutor é posto à prova, evidenciando seus pontos fortes e fracos. Você começa a configurar seus ataques, se preparando para a batalha e pronto para compensar o que o seu oponente lhe der.
A maneira como você luta no Muay Thai depende muito do seu treinador. Aprender com ele dia após dia sem dúvida influenciará sua escolha de ataque e defesa. Observar outros lutadores, especialmente aqueles que você admira, indiretamente faz com que você imite o estilo deles também, enquanto analisa todos os seus movimentos.
Ao praticar Muay Thai você se torna mais consciente dos pontos fortes e fracos de cada estilo de luta, influenciando também na sua escolha de estilo.
Os estilos de luta do Muay Thai são muitos, mas aqui estão alguns dos principais que você deve conhecer:
Muay Matt
No mundo do Muay Thai, o estilo Muay Mat é sem dúvida o mais amado entre os fãs desse esporte de combate. O Muay Mat é um lutador agressivo, especializado em socos pesados e chutes baixos devastadores. No ringue, ele é conhecido por atacar, procurando causar dano instantâneo ao oponente.
Ele fará qualquer coisa para conseguir um nocaute, mesmo que isso signifique perder pontos. Ele frequentemente pressiona seus oponentes, iniciando seu trabalho de pés com chutes baixos e, claro, socos pesados.
Podemos citar o bicampeão mundial de Muay Thai, Anuwat Kaewsamrit, como um grande lutador de Muay Mat. Uma combinação sempre impressionante de coração, ferocidade e uma vontade incansável de lutar.
Os lutadores de Muay Mat são melhores quando procuram derrotar seus oponentes com chutes e socos pesados na cabeça e no corpo. Embora haja agressividade do Muay Mat, também há fineza técnica ao defender e montar contra-ataques.
Os lutadores desse estilo também usam o movimento da cabeça para evitar socos e surpreender seu oponente com diversas combinações de golpes. Ele é capaz de medir a distância entre ele e seu oponente de forma eficaz, permitindo dar seu chute rápido.
Assim, proporcionam trocas emocionantes no ringue e um ritmo empolgante, especialmente quando enfrentam colegas adeptos ao mesmo estilo. Entretanto, é difícil e intimidador ter que lidar com um estilo que é alimentado com tanta intensidade.
Em outras palavras, não há realmente uma resposta única ou uma abordagem infalível para combater um Muay Mat. O que funciona para um lutador não significa necessariamente que funcionará para outro.
Abaixo você pode conferir um vídeo detalhado sobre o Muay Matt:
Muay Khao
Os lutadores do estilo Muay Khao são conhecidos pelo uso de golpes certeiros no joelho para vencer seus oponentes. Geralmente são fortes fisicamente, usando sua força como arma. Ele controla seu oponente, depois o sobrecarrega de golpes com o joelho, atingindo o abdômen, as coxas e a cabeça.
Nesse estilo, o lutador sempre avança, mesmo quando seu oponente tenta acertar chutes e socos. Ele apenas espera o momento perfeito para aplicar os golpes.
Talvez um dos mais famosos lutadores de Muay Khao seja o bicampeão mundial Petchboonchu. Ele é considerado um dos maiores lutadores de todos os tempos, ganhando o apelido de “Deadly Knee Of The Mekong” (joelho mortal do Mekong).
Ficou curioso(a) sobre o Muay Khao? Confira:
Muay Tae
A arma mais perigosa do lutador de Muay Tae é o chute. Ele costuma usar chutes na cabeça, corpo, braços e pernas para devastar seus oponentes.
Com força suficiente, esses chutes têm a capacidade de nocautear de uma só vez. Para fazer isso, é preciso torcer todo o corpo, a fim de acertar os chutes mais poderosos possíveis.
O campeão mundial de Muay Thai Sam-A Gaiyanghadao é um ótimo exemplo do estilo Muay Tae. Ele usa seu chute rápido como seu ataque principal. Ele também usa chutes para desequilibrar e desgastar seu oponente.
No vídeo a seguir, você pode ver Sam-A colocando seu brilhante Muay Tae em ação:
Muay Femur
Particularmente o estilo que eu mais admiro!
O Muay Femur exemplifica tudo o que há de belo na arte do Muay Thai. Em vez de força bruta e agressão, o Muay Femur usa todas as armas do Muay Thai com técnica precisa e bem pensada. Com esse estilo o lutador atrai multidões para os estádios, exibindo equilíbrio durante toda a luta.
Ele sabe quando atacar, quando recuar e como se adaptar ao estilo de seu oponente. De fato, alguns lutadores de Muay Femur usarão as táticas de seus oponentes contra eles, quebrando suas armas uma a uma. Por causa disso, ele geralmente mantém distância do oponente, usando golpes de longo alcance.
O lutador Nong-O Gaiyanghadao é adepto desse estilo. Assim, usa todos os 8 membros no tempo certo para atacar. Através de diversos golpes leva seu oponente a recuar, assim, usa essas aberturas para atacar.
Além disso, evita os ataques usando chutes e movimentos angulares para não sofrer danos e abrir ângulos para atacar. Portanto, o lutador do estilo Muay Femur típico, é observador e luta para se adaptar gradualmente ao estilo de seu oponente, tanto ofensivamente quanto defensivamente.
Abaixo você pode julgar por você mesmo(a) se o Muay Femur é tudo o que diz ser, acompanhando algumas das melhores exibições das lendas do esporte:
Conclusão
O Muay Thai, embora possua uma simplicidade inata, é repleto de nuances e seus diferentes estilos de luta são uma prova disso.
Conforme você avança no Muay Thai, perceberá que seu estilo de luta muda cada vez que você luta com um oponente diferente. É um processo ao longo da vida que evolui junto com suas proezas técnicas, força e resistência.
Depois de alguns anos, você pode passar para um estilo completamente diferente, isso é comum entre os praticantes de Muay Thai em sua busca por tornarem-se lutadores completos.
Deixe um comentário