fbpx

Muay Thai: como começar?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Wagner Zoccoli
em 20 de janeiro de 2020

Você decidiu começar a praticar Muay Thai? Saiba que essa é uma das melhores decisões que já tomou na vida. O estágio inicial é o período mais emocionante e desafiador. É ótimo ser um novato porque quando você começa a ver melhorias, experimenta uma sensação fantástica!

Antes de começar no Muay Thai você deve saber algumas coisas que facilitará sua jornada nessa arte marcial. Vamos listar algumas dicas importantes que você deve considerar agora que decidiu ingressar neste esporte. São informações simples que certamente melhorarão sua experiência inicial no Muay Thai.

 

Como começar?

Avaliação médica

Como está sua saúde? Você tem feitos exames periódicos? Antes de começar qualquer atividade física é importante procurar um médico para realizar uma avaliação. Dessa forma saberá se está apto para iniciar o treinamento.

Correr vai ajudar

Correr é um exercício muito eficaz para melhorar o desempenho físico em geral, sendo que para praticantes de Muay Thai ajuda a aumentar a resistência, e você verá resultados dentro de um curto período de tempo. A melhor rotina é incorporar a corrida na pista ou na esteira para não exigir muito dos joelhos.

Mas, se preferir, faça natação ou ciclismo que também são eficazes no desenvolvimento da resistência física. Portanto, antes de começar a praticar Muay Thai, experimente correr para aumentar o seu nível de condicionamento físico.

Escolha os acessórios adequados

Você pode usar as luvas da sua academia, mas o ideal é ter seu próprio par. Além disso, há outros acessórios que você deve ter para garantir melhor desempenho. Saiba que as melhores luvas não são necessariamente as mais caras de marcas famosas.

Uma boa luva deve oferecer proteção para suas mãos com estofamento adequado. Além disso, apoio firme para os pulsos, ajuste confortável sem ser muito solto ou muito apertado e um design que agrade seus olhos. Não se esqueça de comprar uma que se encaixe no seu orçamento. Use luvas adequadas para a prática do Muay Thai e estará pronto para ação.

Precisa de ajuda para escolher a luva ideal pra você? Este artigo pode te ajudar!

Outra dica é sempre envolver as mãos com bandagem. Até os campeões mundiais fazem isso. Lesões no pulso podem ocorrer porque os ossos e tendões das mãos levam tempo para serem condicionados. 

A falta de atenção na hora de colocar a bandagem pode prejudicar seus socos. As bandagens para as mãos são a sua primeira e mais importante linha de defesa contra lesões nas mãos. Na academia você aprenderá a colocá-la.

Um protetor bucal também deve fazer parte do seu kit de acessórios para a prática do Muay Thai. Você pode optar também pelo uso de protetor de cotovelo e canela. Além disso, escolha uma roupa confortável para facilitar seus movimentos durante o treino.

Não tenha pressa

Concentre-se em sua forma e técnica (não em potência / velocidade). Muitas pessoas começam com entusiasmo excessivo com muita força nos punhos e acabam com ferimentos nas mãos ou pulsos. 

Em vez disso, comece com socos leves e depois aumente lentamente a velocidade e a potência. Mantenha os punhos firmes e acerte seus golpes corretamente com o máximo de contato. 

Verifique também se os pulsos estão retos e não dobram em ângulos desajeitados. O mesmo acontece com os chutes.  Com treinamento regular, sua canela endurecerá. Não se apresse.

Leve uma garrafa d’água para o treino

O corpo humano é composto de cerca de 65% de água e precisa de líquido para funcionar. O treinamento de Muay Thai fará você perder bastante água, o que pode resultar em alguns efeitos desagradáveis, como dores de cabeça, função cerebral prejudicada e resistência reduzida. 

Profissionais da área da saúde recomendam beber pelo menos 2 litros de água por dia. Portanto, leve uma garrafa de água para o treino para manter seu organismo hidratado adequadamente.

Alimentação

A melhor forma de abastecer seu corpo antes de começar um treino de Muay Thai é se alimentando da forma correta. Portanto, não vá para a academia com fome ou mal alimentado. Isso pode contribuir para a lentidão e a baixa energia durante o treino. 

Logo, surgirá uma sensação de náusea ou tontura. Segundo especialistas, o ideal é consumir carboidratos 2 horas antes do treino para obter energia. Dessa forma será possível ter melhor desempenho.  

Pergunte

Não tenha medo de pedir ajuda aos seus colegas da academia. Caso perceba que está tendo alguma dificuldade com os chutes e socos, fale com seu treinador. Portanto, a menos que você pergunte, muitas pessoas se manterão quietas e observarão você errar os chutes. Se você sentir dor ou tiver dificuldades com as técnicas, peça ajuda para superar os desafios.

Descanso

Descanse o suficiente e evite o excesso de treinamento. Do contrário você corre o risco de sofrer lesões mais graves. Se você tiver uma contusão na canela, evite um impacto que possa agravar a lesão. Em vez disso, se concentre no treinamento dos membros superiores enquanto se recupera. 

O sono adequado também é vital para a recuperação muscular. Saiba que os músculos crescem quando você descansa e não quando você treina. Se você não está dormindo o suficiente, será difícil ficar mais forte. 

Há um ditado chinês: “descansar é se preparar para uma jornada mais longa pela frente”. Escute seu corpo e faça uma pausa no treinamento quando necessário.

Conclusão

Siga essas dicas simples e você estará preparado para começar suas aulas de Muay Thai. É importante consultar um médico para atestar que está bem de saúde. Mantenha-se seguro, treine duro, mas de forma inteligente e você se sairá bem. 

INICIE SEUS TREINOS DA FORMA CORRETA!

Guia Prático do Iniciante de Muay Thai

Este guia traz informações & dicas práticas para o início da sua jornada no Muay Thai.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.