O Muay Thai é uma das artes marciais mais populares do mundo, reconhecida e respeitada principalmente por sua eficiência.
Contudo, nos dias de hoje, quando falamos de Muay Thai, nos referimos especificamente ao esporte de combate, composto por regras e limites. É por esse motivo que muitos fazem referência às origens da arte, as técnincas que originaram o Muay Thai moderno: O Muay Boran.
Mas o que é o Muay Boran?
O termo “muay” refere-se, de maneira simples, à luta ou, mais comunmente, boxe (ex.: boxe tailandês – muay thai). “Muay Boran” era o termo genérico adotado antigamente para fazer referência às técnicas de combate corpo a corpo e seus variados estilos.
Acredita-se que os antigos guerreiros Siameses criaram o Muay Boran a partir do Krabi Krabong, outra arte marcial baseada no combate com armas, sendo que o Muay Boran era, então, sua sua porção técnica de combate com as mãos nuas.
As diferenças mais notáveis entre o Muay Boran e o Muay Thai são sua movimentação e sua base/postura.
Muitas técnicas do antigo Muay Boran são permitidas ainda hoje no Muay Thai. Isso significa que a transição vista hoje em dia não é uma questão de “diluição técnica”, mas de adaptação e estratégias que se aplicam com a maior chance de sucesso possível no cenário atual.
Lutadores famosos nos dias de hoje ainda usam diversas técnicas e truques do antigo estilo com bastante eficiência.
Além disso, alguns eventos promovem lutas no estilo kard chuek, onde usam-se cordas de cânhamo no lugar de luvas, detalhe característico nos combates antigos.
Antigamente o Muay Boran compreendia a “arte dos 9 membros”. Pernas, joelhos, cotovelos e punhos compõem as oito armas do Muay Thai moderno. Antigamente cabeçadas também eram permitidas.
O Muay Thai moderno nada mais é do que um processo de adaptação do antigo Muay Boran aos dias de hoje, que torna sua prática mais acessível à um maior número de pessoas em todo o mundo.
Deixe um comentário