Lethwei: a arte mais brutal
O Lethwei é uma antiga tradição marcial do sudeste asiático, hoje transformada em esporte de combate, provavelmente o esporte de combate mais brutal do planeta. Isso se deve ao conjunto de regras do Lethwei que dá aos lutadores um único objetivo: derrubar seu oponenete de modo que este não consiga mais lutar.
Hoje vamos conhecer um pouco sobre essa incrível arte.
Vamos lá!
História e Origem do Lethwei
O Lethwei é uma disciplina marcial originária da cultura de birmanesa, no sudeste asiático, sob forte influência de tradições marciais indianas e chinesas, vizinhas culturais da antiga Birmânia, atual Myanmar.
O antigo império birmanês compreendia Tailândia, Laos, Vietnã e outros países vizinhos. Enquanto mantinham essas colônias, eles semeavam sua cultura e isso incluía sua arte marcial. Por conta disso, o Lethwei é considerado o ancestral de todos os muay (boxes) da região.
Os povos sob o domínio da então Birmânia, através de guerras, eventualmente conquistaram sua liberdade e identidade cultural próprias. E, no caso da Tailândia, foi então que o Muay Boran surgiu.
Esse fato torna evidente a ligação entre o Muay Thai e o Lethwei, sendo que as artes são bastante comparadas hoje em dia.
Nas últimas décadas, Myanmar tem feito mudanças organizacionais de modo a popularizar o Lethwei, seguindo o exemplo do que a Tailândia buscou fazer com o Muay Thai.
Lethwei vs Muay Thai (Muay Boran)
É muito difícil encontrarmos dados precisos e confiáveis sobre a história do Muay Boran, especialmente na internet. Se você procurar por “história do Muay Thai” no Google vai encontrar sites com as mesmas referências feitas a lendas e grandes heróis que derrotaram inimigos nacionais, demonstrando a superioridade do boxe tailandês.
O que sabemos é que muitos registros históricos foram perdidos durante as guerras e isso explica a ausência de dados.
O fato de a história do Muay Boran ser contada de forma bastante nacionalista, elevou seu status na cultura tailandesa como a arte militar que trouxe vitórias e conquistou a independência da nação. Isso possibilitou que os governantes da Tailândia unissem seu povo através do orgulho nacional.
Mas observando a história da região de um ponto de vista mais amplo, podemos traçar as raízes do Muay Thai até o Lethwei.
A Birmânia havia invadido o reino de Aiutaia (atual Tailândia), colonizando-a e difundindo sua própria cultura, incluindo o treinamento dos seus exércitos com sua tradição marcial, o Lethwei. Quando os siameses (antigo povo tailandês) efetivaram sua separação da Birmânia, surgiu o Muay Boran, o muay (boxe) siamês.
O Muay Boran, então, era extremamente semelhante ao Lethwei, desde as técnicas até os ritos, apenas com detalhes culturais particulares à cultura siamesa. Ainda hoje, por exemplo, encontramos o uso de cabeçadas – permitidas no Lethwei – dentre as técnicas empregadas no Muay Boran e suas lutas ocorriam dentro de uma área circular de areia – assim como tradicionalmente ocorre no Lethwei.
Além disso, o Wai Kru e o Ram Muay, ritos típicos da cultura tailandesa e presentes até hoje no Muay Thai moderno, assemelham-se enormemente ao Lekkha Moun e o Lethwei yay, característicos da tradição do Lethwei.
Técnicas do Lethwei
Se o Muay Thai é conhecido como a arte dos oito membros, o Lethwei é a arte dos nove membros.
O Lethwei divide com o Muay Thai as mesmas armas: punhos, cotovelos, pernas e joelhos. O Lethwei, porém, permite o uso de cabeçadas! Sim, cabeçadas são permitidas e manifestam-se de maneira bastante avassaladora.
A adição de cabeçadas tem influência especialmente sobre as técnicas de clinche, alterando toda a dinâmica da luta nesse cenário.
Além disso, no Muay Thai é comum os atletas fazerem uso de técnicas que pontuam mais, como o chute, por exemplo. O Lethwei não dá essa opção, uma vez que não existe contagem de pontos.
Assim, embora as técnicas do Lethwei sejam praticamente as mesmas do Muay Thai – socos, cotoveladas, chutes e joelhadas – a dinâmica do confronto pode ser bastante diferente, uma vez que os lutadores tem o único objetivo de nocautear definitivamente seu oponente.
Vamos entender um pouco mais observando as regras do Lethwei.
Regras do Lethwei
A esportivização do Lethwei foi emcabeçada por Kyar Ba Nyein, participante das Olimpíadas de 1952 lutando boxe, o qual implementou regras modernizadas e regulamentações. Seu objetivo era tornar o Lethwei mais atraente ao público internacional que criticava a prática devido a sua inerente brutalidade.
As regras do Lethwei são bastante peculiares. Vejamos as principais, responsáveis por diferenciá-la de forma bem incisiva do Muay Thai:
- No Lethwei não se usam luvas;
- Estrangulamentos são permitidos;
- São permitidas projeções;
- Não há contagem de pontos;
- O nocaute não termina a luta;
- A luta pode acabar em empate;
Luvas
No Muay Thai, são utilizadas luvas de 8oz para lutas oficiais. No Lethwei não se usam luvas.
Uma pequena proteção, feita de gaze e pouco esparadrapo, é usada em torno dos punhos. Isso aumenta o risco de lesão nas mãos, mas também aumenta o dano causado ao oponente.
Estrangulamentos
São permitidos estrangulamentos e eles tem o objetivo de desgastar o oponente. Embora a luta não possa ser vencida por submissão, um lutador pode estrangular o outro (com uma guilhotina ou mata leão, por exemplo). O lutador que sofre o estrangulamento pode bater, então o juiz para a luta, reposiciona os lutadores e a luta recomeça.
Projeções
Embora no Muay Thai sejam permitidas projeções, principalmente através de rasteiras e desequilíbrios, no Lethwei é permitido até mesmo o suplex.
Sem pontuação
Não existe contagem de pontos no Lethwei. O único objetivo dos lutadores é derrubar seu oponente de forma a incapacitá-lo totalmente e impedir seu retorno.
Nocaute absoluto
O nocaute não encerra a luta no Lethwei. O nocaute caracteriza-se com a queda do lutador ao chão, inconsciente ou incapaz de se levantar. O lutador que sofre um nocaute recebe um intervalo de dois minutos. Durante esse intervalo, o corner do “nocauteado” fará de tudo, desde jogar gelo a morder a orelha e estapear o lutador para que este recobre a consciência e volte para luta.
Caso o lutador não consiga voltar, o corner jogue a toalha, a luta é encerrada e define-se a vitória por nocaute. Confira um excelente exemplo no vídeo abaixo:
Cada lutador tem direito a apenas um desses intervalos de recuperação por luta. Se houver outro nocaute e o lutador não conseguir levantar ou se defender dentro da tradicional contagem até dez, a luta é encerrada.
Empate
Uma vez que não há sistema de pontuação e que a luta pode não ter um nocaute definitivo, o empate é uma possibilidade. Caso ambos os lutadores permaneçam de pé até o final, independente se houve dominância de um dos lados, a luta é considerada um empate.
Regras Modernas do Lethwei (1996)
A primeira promoção internacional do Lethwei, o World Lethwei Championship, não utiliza as regras tradicionais, mas um conjunto de regras modificado, com juízes e sem intervalos para recuperação de nocautes.
Cada luta pode ser definida com três, quatro ou cinco rounds de três minutos cada e dois minutos de intervalo entre rounds. Lutas pelo cinturão tem cinco rounds com duração de três minutos cada, também com dois minutos de intervalo entre eles.
Caso a luta não defina um vencedor, será responsabilidade dos juízes definí-lo. Três juízes pontuarão a luta baseados em número de golpes bem sucedidos por round. Além disso, Lutadores tem um máximo de três knockdowns por round e um total de quatro knockdowns na luta toda antes da luta ser decidida como um nocaute.
Esse conjunto modificado de regras ajuda a prevenir empates e definir um vencedor para prosseguir no campeonato, bem como ficar de acordo com as regulamentações internacionais de segurança para esportes de combate.
O Grande Campeão da Atualidade
Myanmar evidentemente tem diversos nativos de destaque no esporte, mas o maior nome do Lethwei na atualidade é Dave Leduc.
Leduc é canadense e o atual campeão absoluto de Lethwei. Bastante respeitado no país de origem da arte, Dave abraçou toda sua cultura, inclusive casando-se de forma tradicional.
Hoje ele é o embaixador da arte e seu principal divulgador internacional, o que tem ajudado a popularidade, não apenas do Lethwei, mas de toda a cultura de Myanmar, a crescer em todo o mundo.
Como assistir Lethwei
Você pode acompanhar Lethwei através de lutas postadas no YouTube ou através do UFC Fight PASS.
Deixe um comentário