Diferença entre Kickboxing & Muay Thai: semelhantes mas nem tanto
Qual é a diferença entre Kickboxing e o Muay Thai?
É muito comum a confusão ao tentar se distinguir o Kickboxing e o Muay Thai. Elas são, de fato, artes muito semelhantes e suas diferenças escapam facilmente, principalmente aos olhos dos iniciantes.
Embora existam técnicas parecidas, seu uso depende muito do atleta e do esporte em questão.
Em termos gerais, o Muay Thai se encaixa como um estilo de Kickboxing.
Calma! Vamos explicar!
Para isso, vamos começar respondendo…
O que é o Kickboxing?
Kickboxing pode ser definido como qualquer esporte de combate que inclua o uso de golpes com braços e pernas sob regras de contato total. As semelhanças com o Muay Thai acabam ficando por aqui. E por essa razão o Muay Thai enquadra-se como uma arte de Kickboxing.
A origem do Kickboxing é japonesa, sendo trazido para os Estados Unidos na década de 60 e popularizando-se muito intensamente até os anos 80 com a ajuda de Hollywood, através de diversos filmes como O Grande Dragão Branco, com Jean Claude Van Damme. Teve grande influência do Karatê Kyokushin e ficou conhecido como Karatê Full Contact (ou American Kickboxing).
À princípio, o Kickboxing Americano era bastante distinto do Muay Thai, sendo importante ressaltar que o Kickboxing moderno evoluiu como esporte sob forte influência do Muay Thai, o que tornou ambos muito mais próximos.
O vídeo a seguir conta um pouco dessa história:
Definindo as diferenças
Estilos
Existem vários estilos que caem sob o termo Kickboxing. Atualmente os mais notáveis são o Kickboxing Holandês (Dutch Style – basicamente a combinação dos chutes do Muay Thai com Boxe ocidental), Sanda (Boxe livre Chinês – conta com chutes, socos e também arremessos) e o Kickboxing Japonês representado pelo conjunto de regras do antigo K1 (mistura de Karatê e Muay Thai).
Técnicas
O Kickboxing costuma contar com quatro pontos de contato para golpes (socos e chutes). O Muay Thai, por sua vez, conta com oito pontos (como já vimos, socos, chutes, cotovelos e joelhadas).
Além disso, antigamente o Kickboxing não permitia chutes nas pernas, algo extremamente comum ao Muay Thai.
O clinch no Kickboxing costuma ser usado como um meio de travar a luta, havendo a possibilidade dos lutadores golpearem uma vez dentro do clinch antes do árbitro reiniciar a luta, dependendo do conjunto de regras vigente.
Já o Muay Thai permite o uso do clinch livremente, possuindo técnicas bastante eficazes para a situação, onde o árbitro deixa a luta correr normalmente, intervindo apenas se perceber que ambos os lutadores estão inativos. O clinch ainda permite aos lutadores o artifícios de raspagens (rasteiras) e arremessos que são totalmente permitidos no Muay Thai, mas não no Kickboxing.
Prestando atenção ao comportamento dos lutadores, podemos perceber diferenças consideráveis na base, postura e movimentação aplicados por cada estilo. No que diz respeito aos golpes, como já falamos, os estilos compartilham muitas técnicas semelhantes. O que os diferencia é a sua abordagem, aplicação e as estratégias para tal.
Regras
Hoje em dia o que define o Kickboxing são os conjuntos de regras sob os quais o combate acontece. Um exemplo disso é o GLORY (antigo K1), um dos eventos mais famosos do mundo do Kickboxing.
De maneira simplificada, o K1 apresenta as seguintes regras:
- seis pontos de contato para golpes (permite socos, chutes e joelhadas);
- são permitidos chutes baixos, médios e altos;
- luta no clinch limitada (apenas alguns golpes são permitidos até que o árbitro interfira).
Pontuação
Outro fator que define de maneira bem significativa a diferença entre os estilos é o sistema de pontuação.
O Kickboxing baseia-se num sistema linear que pontua de maneira igual todo o golpe válido. Já a pontuação no Muay Thai, além de dar mais valor para determinados golpes como chutes médios e altos, possui todo um rito durante todos os cinco rounds da luta, onde os árbitros avaliam não apenas a eficiência do lutador, mas a “estória” contada durante a luta.O
Deixe um comentário