Como o Muay Thai surgiu?
De onde veio o Muay Thai? Obviamente, a resposta é simplesmente “da Tailândia”. Mas isso não responde outras questões. Por exemplo: quando e como surgiu? Historicamente, o que muitos consideram a mais devastadora das artes marciais, tem suas raízes nos anos de formação do país e no campo de batalha.
Assim, o uso sistemático dos membros do corpo passou a ser conhecido como boxe tailandês clássico. O Muay Thai faz parte da história e do patrimônio tailandês há centenas de anos, como acontece com a maioria das tradições dos tempos antigos.
Existem muitas versões diferentes da história do Muay Thai, mas todas as fontes concordam que o Muay Thai era o método primário e mais eficaz de defesa pessoal usado pelos guerreiros tailandeses nos campos de batalha.
Portanto, essa arte marcial foi usada em conflitos e guerras que ocorreram inúmeras vezes ao longo da história da nação agora conhecida como Tailândia. Durante esse período, um manual de guerra chamado “Chupasart” foi escrito.
Este manual destacou os usos de cada parte do corpo. A filosofia deste manual mostrava que a luta era mais do que o uso de armas, sendo que o mais importante era envolver o compromisso total da mente, do corpo e da alma.
O inicio das competições de Muay Thai
A primeira prática conhecida de Muay Thai como um “esporte”, longe do calor e do caos do campo de batalha, ocorreu durante o reinado do rei Prachao Sua (1697-1709 dC). Com um grande amor pela arte de combate, ele costumava lutar em competições locais, vencendo frequentemente os principais lutadores da região.
Quando a nação estava em paz, para manter o exército ocupado, ele muitas vezes ordenava que treinassem Muay Thai. Foi a partir disso que começaram a surgir competições pouco organizadas em todo o país.
Em 1774, o lendário Nai Khanom Dtom tornou o Muay Thai famoso devido a sua batalha contra um grupo de birmaneses, enquanto era prisioneiro de guerra na Birmânia. Ele foi capturado quando os birmaneses saquearam e queimaram a antiga capital da Tailândia, Ayuddhaya.
Ele derrotou dez dos melhores lutadores de boxe da Birmânia quando, sem pausa, enfrentou-os um a um. Nai Khanom Dtom incorporou um dos elementos mais favoráveis do Muay Thai, a vontade indomável de ganhar por honra. Isso pode ser resumido como: “Nada pode resistir a você, exceto você mesmo”.
O exército promoveu o Muay Thai
Os soldados treinavam e usavam técnicas de Muay Thai durante o tempo em que houve um exército na Tailândia. Para os militares, essa arte marcial sempre foi útil em combates corpo a corpo, sendo considerada a arte marcial do campo de batalha. Quando um soldado tailandês luta corpo a corpo, ele usa o Muay Thai.
O mesmo acontece com todas as pessoas que nascem na Tailândia, homem ou mulher. Observar, aprender e copiar faz parte da infância tailandesa. O Muay Thai logo se tornou um passatempo favorito para pessoas de todas as fases da vida, com campos de treinamento sendo estabelecidos em todo o país.
No início da década de 1930, o Muay Thai foi oficialmente codificado, com regras e regulamentos sendo criados e introduzidos no mundo esportivo para fazer do Muay Thai um esporte internacional. Assim, competições foram criadas.
Com uma história de séculos, o Muay Thai progrediu e agora é reconhecido em muitos países do mundo, criando uma nova era de uma orgulhosa história mundial. Nos últimos anos, o Muay Thai, amador e profissional se transformou em um esporte de elite, uma arte de luta sem igual em termos de combate desarmado, além de ser uma forma de autodefesa e um programa de condicionamento físico.
Muay Boran: a primeira versão do Muay Thai
Muay Boran era o nome original dado ao Muay Thai antes dos conjuntos de regras esportivas introduzidos na década de 1930. Na época, os lutadores envolviam as mãos em cordas para dar certo grau de proteção e golpes avassaladores durante a luta.
Originalmente o Muay Boran era conhecida como a “ciência dos 9 membros”. Ambas as pernas, joelhos, cotovelos e punhos fazem os oito ataques que conhecemos hoje, mas originalmente o uso de cabeçadas também era permitido. Até mesmo técnicas de luta no chão, como no Jiu Jitsu, faziam parte dessa arte.
Lenda ou verdade?
Um trecho do conhecido manual de Muay Thai “A arte mais distinta da luta”, de Panya Kraitus, mostra as primeiras técnicas de boxe tailandês usadas pelo lendário guerreiro Phraya Phichai da espada quebrada:
“Ele era o comandante do exército que liderou o povo a resistir bravamente ao inimigo, sem pensar na possibilidade de sua própria morte. Por amor ao seu país, ele avançou ferozmente na batalha até que sua espada quebrou. Jogando-a fora, ele continuou a luta com os punhos, joelhos e cotovelos. Por causa de seu conhecimento de boxe tailandês, ele saiu da batalha vivo e vitorioso.”
É importante destacar que muito da história registrada do Muay Thai e da própria Tailândia, perdeu-se no antigo período de guerras e invasões que precedeu a formação da nação tal qual a conhecemos hoje.
Não há registros históricos oficiais que confirmem nenhuma das lendas dos “heróis de guerra” tailandeses do passado. O Muay Thai e a história de seus heróis são utilizados de forma a celebrar a nação e unir o povo através do orgulho nacional.
Mito? Lenda? Verdade? Ninguém pode dizer com certeza.
Deixe um comentário