O Muay Thai, apesar de ser uma arte marcial tailandesa, vem conquistando muitos adeptos no Brasil e expandindo sua prática em diferentes regiões do país. Mas o que pouca gente sabe é como o Muay Thai chegou ao Brasil.
Na verdade, a história do Muay Thai no Brasil teve início em 1979. Nessa época, o Grão Mestre Nélio Naja trazia a modalidade de arte marcial para terras brasileiras, que futuramente seria sinônimo de paixão e disciplina entre milhares de brasileiros.
Na época, a modalidade era conhecida como Boxe Thailandês, e contava com um grupo de praticantes apaixonados por tudo que as artes marciais pregam entre seus alunos. Entre os mestres estavam Flavio Molina, Luiz Alves, Narany e Rudimar Fedrigo.
Vendo a paixão dos brasileiros crescendo, coube a Tom Harinck (Academia Chakuriki – Holanda) trazer o sistema europeu para o país. Ele estava de férias no Brasil, mas vendo o interesse e querendo trazer os ensinamentos do Kickboxing holandês, fortemente inspirado no Muay Thai, passou a ensinar o sistema.
Foram realizados uma série de seminários que reuniram mestres de artes marciais de todo o Brasil. E foi assim que sistema Chakuri foi implementado no nosso país.
Hoje com a abertura de Camps Internacionais na Tailândia é possível estagiar e apreender o sistema asiático. Toda bagagem cultural é recomendada para aprender o verdadeiro sistema do Muay Thai Tailândes. Assim como a crescente demanda de seminários com treinadores e lutadores tailandeses, desembarcando no Brasil e ensinando a metodologia tradicional.
Como o Muay Thai chegou ao Brasil – Os desafios eram muitos
A história sobre como o Muay Thai chegou ao Brasil começou a se tornar ainda mais forte a partir de 1980. Na época foi criada a primeira Associação de Muay Thai, presidida então pelo Grão Mestre Flavio Molina.
E graças a organização de mestres de todos os cantos do Brasil e do trabalho assíduo dos primeiros praticantes, logo em 1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual no Rio de Janeiro. O evento ocorrer no Bérro D´agua, local onde atualmente existe a Academia Nobre Arte.
Na época, o embate foi entre Rio de Janeiro e Curitiba. O Grão Mestre Luiz Alves, fazia a sua estreia como lutador de Muay Thai e venceu o atleta curitibano por pontos. Esse primeiro evento já foi o suficiente para dar ainda mais impulso a prática no Brasil.
Ainda na década de 80, o Grão mestre Luiz Alves formou a sua primeira turma de atletas. E no ano de 1987 foi criada a primeira Federação da História do Brasil de Muay Thai.
Década de 90
Na década de 90, o Muay Thai obteve uma grande ascensão, estando presente em todos os cantos do Brasil. Em todos os lugares era possível ver jovens de todas as idades praticando essa arte marcial.
Os pilares, calma, equilíbrio, assertividade, presença, força e paixão transformaram a vida de milhares de brasileiros que encontram na prática uma forma de autoconhecimento, e até mesmo de crescimento pessoal.
Apesar disso, foi apenas em 1994 que foi fundada a primeira Confederação Brasileira de Muay Thai do Brasil, pelo Grão Mestre Luiz Alves. Mas assim que a entidade foi criada, a modalidade entrou em um período de crise que durou até 1998.
Várias outras modalidades começaram a surgir no Brasil, e com isso muitos professores largaram do esporte. Além disso, o fluxo dentro das academias passou a baixar por conta do excesso de modalidades. E consequentemente até os eventos esportivos foram afetados, não conseguindo mais a mesma quantidade de patrocinadores.
Mas mesmo com todos os obstáculos, o Muay Thai se reergueu e é até hoje uma das principais lutas do Brasil. Muito dessa recuperação se deve ao trabalho dos mestres e dos alunos que não saíram das academias que aplicavam a modalidade.
Com perseverança e garra, eles continuaram a levar a modalidade para todos os lugares do Brasil. Mesmo que muitas vezes não tivesses as condições necessárias, eles persistiram nessa jornada, o que fez que a prática vencesse todos os obstáculos enquanto outros esportes acabaram sumindo dentro do Brasil.
Uma modalidade que está presente entre todas as classes
Um fato importante sobre a história de como o Muay Thai chegou ao Brasil é que essa foi uma das primeiras artes marciais a atingir pessoas de todas as classes sociais.
Até então, a prática de esportes era algo quase elitista. Isso porque existiam poucas opções acessíveis para quem deseja praticar.
As artes marciais, então, eram acessíveis a pouquíssimas pessoas. Foi graças ao trabalho dos mestres de diferentes lugares do Brasil que a modalidade passou a se popularizar com força total.
A modalidade passou a estar presente tanto em renomadas academias de regiões nobres, até em garagens nas favelas. Apesar desse crescimento ter sido indispensável para popularização da modalidade, também acabou criando um novo desafio.
Muitas pessoas passaram a dar aulas de Muay Thai sem qualquer tipo de formação. E com a alta demanda por parte dos brasileiros, muita gente acabou sendo enganada ao longo do caminho.
Depois dos anos 2000 esse cenário passou a diminuir. As pessoas passaram a ter mais acesso a informação e assim encontrar mestres realmente formados que pudessem ensinar as técnicas e pilares desse tipo de arte marcial.
A popularização através dos benefícios
Se até a década de 90 a popularização do Muay Thai se deu ao amplo interesse dos brasileiros pelas artes marciais (que boa parte se deve inclusive a filmes de sucesso sobre o tema), nos últimos anos a modalidade passou a se destacar por outros motivos. Seus benefícios para a saúde e bem-estar.
Muitos pais passaram a colocar os filhos em aulas do esporte uma vez que ele auxilia diretamente no desenvolvimento da coordenação motora, e trabalha diretamente a disciplina, que é essencial na infância.
Já os adultos e até mesmo idosos passaram a buscar o esporte por ele auxiliar diretamente na redução do risco de várias doenças, como hipertensão e diabetes do tipo 2. Mas um dos principais benefícios para esse público é o equilíbrio mental e emocional.
Em uma Era onde a depressão, o estresse e a ansiedade são consideradas as principais doenças do século, o Muay Thai foi uma luz para pessoas que sofrem desses problemas. Pregando a calma, paciência, resiliência e equilíbrio, ela é o suporte que muitas pessoas usam para vencer a batalha contra problemas como esses.
A paixão que o esporte desperta passou a ser o porto seguro dessas pessoas. E hoje a modalidade vem novamente ganhando holofotes.
Gostou de saber sobre como o Muay Thai chegou ao Brasil? Então não deixe de conferir outros posts do blog e saiba mais sobre essa arte marcial milenar!!!
Deixe um comentário