Uma boa postura de luta é imprescindível para a prática do Muay Thai. Ela é o fundamento principal da arte, pois é constante por toda a prática, sendo o alicerce sobre o qual o lutador forjará sua técnica.
A postura deve ser alvo de profunda atenção para iniciantes e nunca deve ser subestimada pelos veteranos. Não se esqueça: o verdadeiro Mestre é o eterno Discípulo – os grandes mestres sempre retornam aos aspectos mais fundamentais da arte.
Além disso, uma boa postura costuma refletir a correta atitude, tanto dentro quanto fora do ringue ou academia.
Nesse artigo vamos tentar, de forma simples, “dissecar” a postura de luta do Muay Thai para melhor entende-la e praticá-la.
A Postura de luta do Muay Thai
Para que possamos compreender um pouco melhor aquilo de chamamos de postura do Muay Thai, precisamos entender quais são os elementos que a compõe.
A correta postura de luta no Muay Thai é composta por três partes básicas:
- A Base;
- A Guarda;
- O Balanço.
A ausência de qualquer um desses elementos inviabiliza a boa postura e impede o desenvolvimento e aplicação do verdadeiro Muay Thai, ou seja, não há Muay Thai sem uma boa postura!
A Base
A base da postura de luta do Muay Thai se refere ao posicionamento dos pés e quadril do lutador e visa proporcionar equilíbrio, estabilidade e mobilidade constantes – antes, durante e depois de qualquer execução técnica.
Portanto, no Muay Thai, a base tende a ser mais frontal e quadrada, com o umbigo apontando na direção do oponente e o pé que está à frente apontando para o oponente ou ligeiramente para fora. O pé traseiro posiciona-se num ângulo entre 30° e 45° aproximadamente, apontando para fora.
A distância entre os pés, no sentido lateral (largura da base), é a mesma distância dos ombros. A distância no sentido longitudinal (comprimento da base), é semelhante. Para entender melhor, pense num quadrado desenhado no chão onde os pés estão sobre os ângulos opostos desse quadrado.
Além disso, na base tradicional do Muay Thai, o peso do praticante distribui-se aproximadamente entre 65% na perna traseira e 35% na perna dianteira e se caracteriza por ser uma base menos móvel mas mais defensiva, pois facilita o bloqueio de chutes e controle de distância com a perna da frente.
Contudo, novos praticantes costumam ser instruídos a utilizar uma base “quadrada” que possui maior facilidade de aplicação, onde a distribuição do peso é equivalente em ambas as pernas (50/50).
Importante
Também é importante notar que, durante o deslocamento, os pés não devem se cruzar e a distância entre eles deve ser mantida. Para movimentar-se, o lutador deve iniciar o movimento com a perna que está mais favorável à direção que quer tomar.
Por exemplo, um lutador destro terá seu pé esquerdo à frente. Caso queira ir para frente ou para a esquerda, o movimento deve ser iniciado com a perna esquerda com a direita acompanhando. Mas caso queria deslocar-se para trás ou para a direita, o movimento será iniciado com a perna direita e a esquerda a acompanhará.
Confira no vídeo abaixo:
A Guarda
Por sua vez, a guarda na postura do Muay Thai se refere ao posicionamento das mãos do lutador. O correto posicionamento das mãos tem como objetivo principal a prontidão para defender rosto e cabeça do lutador, bem como oferecer uma plataforma adequada para o lançamento de ataques (socos e cotoveladas).
Uma característica peculiar à guarda do Muay Thai é a seu posicionamento bastante alto. No Muay Thai existem golpes que vem de cima, como cotoveladas. Por esse motivo, a guarda do Muay Thai tem suas mãos posicionadas num ponto mais elevado quando comparado ao boxe, por exemplo, para facilitar a defesa de tais ataques.
Também o posicionamento dos cotovelos na guarda é diferenciado. Tendem a ficar levemente abertos. Esse detalhe objetiva facilitar as técnicas de captura de chutes e tem forte influência sobre o jogo de clinch.
Portanto, a guarda mais básica do Muay Thai, comumente ensinada aos iniciantes, apresenta mãos fechadas com os polegares próximos às sobrancelhas, com cotovelos apontando para baixo e levemente abertos. Imagine-se segurando uma bola de futebol ou uma monopla de foco bem em frente a sua cabeça. Solte a bola e termine posicionando as mãos de forma a não impedir sua visão.
Shane Fazen, do canal do YouTube fightTIPS, ilustra bem essa ideia e dá algumas dicas de como fazer a guarda e mantê-la alta:
A Guarda Longa
Em relação à guarda, ainda temos a guarda mais tradicional do Muay Thai, conhecida como guarda longa. Ela obedece aos mesmos princípios da guarda básica, tendo como diferencial apenas uma leve projeção das mãos em direção ao oponente, especialmente a mão da frente. Isso significa que as mãos ficam um pouco mais afastadas do rosto do lutador.
Apesar das diferenças, todas as guardas tem um aspecto importante em comum: o queixo baixo, recolhido e protegido lateralmente pela leve elevação dos ombros. O queixo é um alvo extremamente visado pois, quando golpeado, a probabilidade de nocaute é bastante alta e, por isso, deve ser muito bem protegido!
O Balanço
Nenhuma postura de luta, independente da arte marcial em questão, é estática. Ponto.
O balanço se refere ao ritmo de movimento imposto pelo lutador à união dos dois elementos anteriores – a base e a guarda em uníssono – ou seja, a manutenção da base e da guarda como uma unidade dentro da constante dinâmica imprevisível da luta.
Sendo assim, o ritmo busca encontrar o timing correto para a execução das técnicas, assim como a quebra do ritmo do oponente, desestabilizando-o e permitindo a imposição da estratégia e jogo do lutador.
Além disso, o balanço também tem como objetivo o relaxamento do lutador. Esse relaxamento permite melhor respiração, melhora o controle sobre o gasto de energia e confere mais potência aos golpes, bem como maior agilidade na resposta a golpes do adversário.
Para iniciantes, a prática do balanço ou do ritmo é explicada com a transferência do peso do lutador de uma perna para outra num movimento ritmado e controlado.
O balanço manifesta a unidade da postura do Muay Thai.
No vídeo a seguir, o Caio Nunes nos explica de maneira bem clara a postura de luta do Muay Thai e os elementos que a compõe.
Música e Luta
É importante lembrar a importância do ritmo do Muay Thai que, tradicionalmente, toca música típica em seus eventos, onde o ritmo da música obedece ao ritmo da luta. Se a luta está lenta, a música tem um ritmo lento; se a luta esquenta, o ritmo da música acelara.
Parâmetros para comparação
Com o intuito de compreendermos com mais clareza as particularidades da postura do Muay Thai e sua razão de ser, vamos compará-la à postura de outras lutas.
Boxe
A postura do boxe apresenta uma base mais lateralizada, com o objetivo de expor menor área para ataques, possui maior distância longitudinal e menor distância lateral entre os pés. Sua guarda se caracteriza por ter os cotovelos bem fechados e mãos na altura das maçãs do rosto.
Base
- Posicionamento lateralizado de quadris e tronco (umbigo apontando mais para a direita do lutador);
- Pé dianteiro fechado para dentro (apontando para direita do lutador);
- Distância longitudinal entre pés maior;
- Peso aparentemente mais projetado sobre a perna da frente.
Guarda
- Guarda com polegares na altura das maçãs do rosto;
- Cotovelos fechados, bem próximos ao tronco;
- Ombros elevados e queixo recolhido (comum entre as modalidades).
Karatê
O karatê tem inúmeras posturas de luta, mas a mais comum é como vista na imagem abaixo. Base bastante lateralizada e guarda mais baixa e afastada do rosto, com posição do tronco bem ereta e maior peso na perna traseira.
Base
- Tronco e quadris bastante lateralizados;
- Pé dianteiro bastante leve e apontando para frente
- Pés bastante afastados longitudinalmente mas em linha no sentido lateral (sem distância lateral);
- Grande porção do peso na perna traseira.
Guarda
- Guarda com mãos abertas e mais baixas, na altura do ombro e do tronco, sendo que a mão dianteira está bastante a frente;
- Cotovelo traseiro junto ao tronco e cotovelo dianteiro estendido à frente;
- Ombros relaxados.
Resumo da Postura de Luta do Muay Thai
Observando a imagem abaixo, podemos notar:
Base
- Posicionamento frontal de quadris e tronco (umbigo apontando para o adversário);
- Posicionamento de pés sobre o “quadrado”, com distâncias longitudinal e lateral equivalente à distância entre ombros; pé dianteiro apontando à frente e pé traseiro apontando para fora à 45°;
- Perna traseira suportando maior peso do corpo;
- Perna dianteira mais leve.
Guarda
- Mãos posicionadas ao alto, com polegares na linha das sobrancelhas e mantendo campo de visão;
- Cotovelos apontando para o chão;
- Cotovelos ligeiramente abertos;
- Queixo baixo e recolhido;
- Ombros levemente levantados.
Karatê x Muay Thai
A imagem a seguir mostra o confronto de dois grandes nomes do MMA, ambos brasileiros, Lyoto Machida e Maurício “Shogun”.
Machida, adepto do Karatê, assume uma postura típica da arte, enquanto Shogun evidencia uma postura tradicional do Muay Thai.
Essa imagem mostra de forma clara as particularidades da postura de cada estilo.
Variações & Conclusão
Ao analisar a imagem que resume a postura do Muay Thai, você deve ter notado que o lutador está usando a guarda básica e a base tradicional, como citadas no artigo. Isso é totalmente possível.
No Muay Thai, assim como no Boxe, existem diversas variações. Por motivos de alto nível de detalhe e tempo, escolhemos focar no básico do básico. Mas dentre essas variações não há exclusões, ou seja, nenhuma exclui a outra, podendo ocorrer diversas combinações.
Além disso, nenhum lutador usa uma única postura de luta. O verdadeiro lutador de Muay Thai estuda e pratica diversas posturas, entendendo como e quais se adequam melhor ao seu biotipo e quais serão mais eficientes em uma determinada situação ou contra um oponente específico.
O Muay Thai é uma dança de fogo a forjar guerreiros no calor da batalha!
Deixe um comentário