fbpx

A “Esportivização” do Muay Thai

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Wagner Zoccoli
em 10 de janeiro de 2020

O Muay Thai está crescendo rapidamente, não apenas como uma das principais formas de esportes de combate do mundo, mas também como uma das formas mais eficazes de exercício para entrar em forma!

Por diversas razões, jovens tem procurado praticar Muay Thai, seja para manter um bom condicionamento físico ou torna-se um lutador profissional. Assim, quem escolheu seguir carreira nesse esporte de combate poderá ter a oportunidade de competir nas Olimpíadas.

 

O que é o Muay Thai?

Conhecido também como “a arte dos 8 membros”, o Muay Thai é uma arte marcial milenar que nasceu na Tailândia. 

Sem dúvida, o Muay Thai é uma parte importante da cultura tailandesa. Tradicionalmente, jovens de origens pobres praticam o esporte como forma de gerar renda. De fato, grande parte dos combates modernos do MMA incorpora ataques do Muay Thai, particularmente golpes de cotovelo, joelhos, chutes e rasteiras.

O Muay Thai não é sobre violência e agressão, mas sim sobre o controle dela, tanto do oponente quanto do próprio praticante. Algumas pessoas também praticam essa arte marcial como uma maneira de perder peso, aumentar a força ou apenas aliviar o estresse.

O Muay Thai pode ser ensinado em qualquer idade e para pessoas de qualquer nível de condicionamento físico. Dependendo de quais são os objetivos dos praticantes, o treinador oferecerá o treino mais adequado.

 

A esportivização do Muay Thai

A princípio, o Muay Thai era usado pelo exército tailandês como forma de defesa do seu território contra invasões. Depois de um tempo se tornou um esporte, sendo que as regras foram inspiradas no boxe, no qual os lutadores usam luvas e se enfrentavam em 5 rounds.

O Muay Thai profissional é um esporte único, com regras próprias. Nele é possível realizar diversos golpes usando os joelhos, mãos, pés e cotovelos.

Em 2016, o Comitê Olímpico Internacional integrou o Muay Thai de forma experimental como modalidade olímpica. Isso porque esse esporte conta com mais de 135 federações reconhecidas. No entanto, cada uma tem seus próprios regulamentos.

Dessa forma é mais difícil determinar um campeão absoluto nesse esporte, já que seria necessário unificar as regras em todo o mundo. Mas, essa questão é algo que deve avançar no futuro. Muitos aspectos desse esporte deverão ser definidos nos próximos anos.

A exemplo do Taekwondo que iniciou nas olimpíadas como um esporte experimental, o Muay Thai tem chances de evoluir e se firmar. Depois de 3 participações em olimpíadas, o Taekwondo foi aceito definitivamente como esporte olímpico.

A tendência é que a IFMA (Federação Internacional de Muay Thai Amador) seja a federação oficial de organização dos eventos olímpicos de Muay Thai. Assim, o regulamento do Muay Thai amador será escolhido para nortear as competições.

A ideia é tornar o esporte mais adequado às olimpíadas. Os competidores devem usar os acessórios que integram a modalidade. Por exemplo: luvas, capacete, cotoveleiras, coquilha, caneleiras, short de thai boxing e camiseta.

Outra definição é que as lutas terão 3 rounds de 3 minutos com 1 minuto de descanso, sendo que a pontuação será semelhante a do kickboxing amador. Dessa forma, os pontos serão contados pela conexão de golpes.

No Muay Thai profissional a pontuação é feita a partir dos danos causados. Assim, o lutador que acerta mais golpes para neutralizar o oponente é o vencedor.

 

Atletas brasileiros de Muay Thai

Nosso país ainda não tem muitos atletas que se encaixem nas regras determinadas pelo Comitê Olímpico. A maioria dos praticantes desse esporte treina e luta conforme o regulamento do Muay Thai profissional.

Mas, ainda se espera ver alguns atletas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. Para isso ocorrer será necessários que o esporte esteja regulamentado e organizado. Talvez seja mais provável que o Brasil estréie nas olimpíadas de 2024 em Paris.

Para tratar desse assunto, a Confederação Brasileira de Muay Thai Tradicional (CBMTT) tem se reunido com o  Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O objetivo é focar nos Jogos Olímpicos que devem ocorrer em agosto de 2024 na França.

 

Conclusão

Certamente, o Muay Thai ainda tem um longo caminho a percorrer até se firmar como um esporte olímpico. O Muay Thai está ganhando cada vez mais popularidade em todo o mundo, o que aumenta as chances dessa arte marcial ser considerada definitivamente uma modalidade olímpica.

Para a história do Muay Thai a esportivização é uma grande vitória. Assim, a meta para o futuro é formar cada vez mais atletas que atendam os pré-requisitos determinados por competições oficiais.

INICIE SEUS TREINOS DA FORMA CORRETA!

Guia Prático do Iniciante de Muay Thai

Este guia traz informações & dicas práticas para o início da sua jornada no Muay Thai.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.