Nos últimos anos, o Muay Thai disparou em popularidade como uma opção de treinamento para quem quer entrar em forma. Porém, alguns mitos têm impedido muitas pessoas de levar adiante seus planos de praticar essa arte marcial.
Você já deve ter ouvido comentários se referindo ao Muay Thai como algo agressivo. Mas a verdade é que, nas condições adequadas, é uma atividade segura, provavelmente mais segura do que outros esportes de contato. Saiba que dificilmente um aluno se machuca gravemente durante um treino.
Portanto, não é verdade que essa arte marcial é violenta e que pode causar danos físicos aos praticantes. Sem dúvida, o Muay Thai oferece para qualquer pessoa mais benefícios do que riscos. Neste artigo, vamos mostrar a verdade sobre alguns mitos. Confira!
Mito 1: Muay Thai é apenas para quem está em forma
Embora os lutadores profissionais estejam bem fisicamente, você não precisa chegar a esse nível para ter sua primeira aula de Muay Thai. Da mesma forma que em outras artes marciais, a técnica supera a aptidão.
Portanto, seu desempenho aumentará à medida que você continuar treinando de forma consistente. Portanto, o Muay Thai está aberto a qualquer pessoa, não importando o nível de condicionamento físico.
Mito 2: Você vai se machucar seriamente
Como já citamos, dificilmente alguém se machuca seriamente numa aula de Muay Thai. Não há como negar que no treino há socos e chutes. Mas os golpes são realizados de maneira que não ofereça risco de lesão ao aluno.
Além disso, acessórios almofadados são usados para amortecer os golpes. O treinamento é realizado no ritmo do aluno, levando em consideração as habilidades e objetivos de cada um. Então, não se preocupe porque você não vai se machucar seriamente ao praticar Muay Thai.
Mito 3: Você precisa ser muito flexível
Com os chutes compondo uma grande parte da prática do Muay Thai, a flexibilidade certamente ajuda. No entanto, isso geralmente é desenvolvido ao longo do tempo e você poderá treinar sem grande flexibilidade.
Saiba que muitos golpes, incluindo chutes baixos, socos e cotoveladas, exigem pouca flexibilidade. Portanto, a necessidade de ser flexível para praticar Muay Thai é um mito.
Mito 4: Muay Thai não é para mulheres
Isso é 100% falso. Há muitas mulheres que treinam Muay Thai, sendo que cada vez mais essa arte marcial tem crescido em popularidade entre as meninas. Existem também várias lutadoras profissionais competindo em todo o mundo, aumentando sua presença no cenário das artes marciais.
Aprender o esporte também funciona como um ótimo mecanismo de autodefesa. Além de suar, as mulheres aprendem algumas técnicas que podem ser usadas nas ruas em situações em que sua segurança pode ser comprometida.
Mito 5: O Muay Thai é o mesmo que MMA
O famoso MMA (artes marciais mistas) é exatamente o que diz o nome, uma mistura de estilos usados de forma combinada. O Muay Thai é muito diferente, pois se concentra principalmente em ataques como socos, chutes, cotovelos e joelhos.
No Muay Thai não há finalizações e golpes no chão. No entanto, você está livre para usá-los na posição de pé. Um lutador de MMA moderno treina não apenas o Muay Thai, mas também outras formas de esportes de combate, como luta livre, boxe e Jiu Jitsu.
Assim, treinar diferentes maneiras de atacar torna um lutador versátil, que consegue se adaptar em diferentes situações e contra diferentes estilos de lutadores.
Outra diferença é que você não verá um lutador de Muay Thai recuar, ao contrário, ele trocará socos e chutes e seguirá em frente. Por outro lado, um o lutador de MMA sempre entra e sai durante o combate, dependendo da situação.
Mito 6: Pessoas que treinam Muay Thai são agressivas
Este é um dos maiores mitos do Muay Thai. A arte exige muita disciplina, levando pessoas mal intencionadas e agressivas a fracassarem e abandonarem o esporte rapidamente. Os esportes de combate surgiram como tendências ideais de condicionamento físico nos últimos tempos.
Assim, as altercações físicas são inevitáveis. O que muitos vêem como violência, trata-se de uma troca controlada de movimentos treinados de autodefesa.
As lutas que ocorrem no ringue durante as competições, é uma opção dos lutadores de buscar o aspecto competitivo do esporte. No entanto, para alcançar esse estágio, é preciso passar horas de intenso treinamento e seguir os planos adequados de dieta.
Mito 7: O Muay Thai não é tão eficaz quanto outras artes marciais
O Muay Thai é conhecido como uma das artes marciais mais impressionantes do mundo, diferente do Judô e Jiu-Jitsu, que se concentram principalmente em finalizações. Eficácia é um conceito subjetivo e aplica-se conforme as metas dos praticantes.
Em muitos casos, o objetivo é alcançar uma boa forma, perder peso e queimar calorias nos treinos. De acordo com os propósitos dos praticantes, o Muay Thai pode ser mais eficaz do que outras artes marciais.
Conclusão
Este artigo abordou alguns dos mitos comuns encontrados no Muay Thai e ajudou a mostrar a verdade. Sem dúvida, esse esporte é uma ótima maneira de aprender técnicas de autodefesa e de preparar o praticante para competir.
Independentemente do seu nível de condicionamento físico, flexibilidade ou qualquer outro fator, participar de uma aula é adequado para qualquer pessoa interessada em desenvolver a musculatura, melhorar a flexibilidade e ganhar mais preparo físico.
Deixe um comentário