Muay Thai e Muay Boran: qual a diferença?
O Muay Thai desenvolveu-se a partir do tradicional Muay Boran (boxe antigo), que foi usado há séculos por guerreiros siameses como uma técnica de defesa sem armas. O Muay Boran foi originalmente desenvolvido para defesa pessoal e também foi ensinado aos militares tailandeses para uso na guerra.
Assim, logo se tornou parte da cultura tailandesa, sendo demonstrado em festivais de lutas em diferentes regiões da Tailândia. No Muay Thai, você ouvirá repetidamente que oito armas são usadas. Isso significa o seguinte: dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e duas pernas.
No entanto, o Muay Boran consiste em nove armas. Nesse caso, a cabeça também é contada como uma arma. No entanto, muitas vezes, a história menciona que todo o corpo pode ser usado.
A postura do Muay Boran geralmente é mais baixa e mais ampla que o Muay Thai (depende do estilo exato). Isso afeta, por um lado, a estabilidade e, por outro, a defesa dos ataques. Porém, isso depende da situação e não se aplica como regra geral.
Embora os punhos estejam ao longo da linha central, o resto do corpo se torna defensivo, o que ajuda a proteger regiões mais frágeis como a virilha.
Um pouco de história
No final do século 18, o guerreiro siamês Nai Khanomtom foi capturado pelo rei birmanês. Em um evento, ele foi obrigado a lutar contra vários guerreiros birmaneses, sendo capaz de derrotar todos os seus oponentes. Assim, Nai Khanomtom recebeu liberdade do rei birmanês, ao provar que o Muay Boran é um estilo de luta extremamente eficaz.
Na década de 1920, o rei Rama VII modernizou as competições de artes marciais tailandesas, apresentando árbitros e luvas de boxe. Muitas das técnicas tradicionais de Muay Boran foram proibidas porque não cumpriam as novas regras.
Por isso o Muay Boran entrou em declínio, sendo que hoje é praticado como uma forma de arte apenas para fins de performance.
Muay Thai x Muay Boran
No Muay Boran, muitos ataques são realizados nas articulações, especialmente no estilo Muay Chaiya. Estes ataques são parcialmente proibidos no Muay Thai. De fato, eles podem ter efeitos devastadores na mobilidade do oponente e, portanto, tendem a ser aplicados como legítima defesa.
O Muay Thai é puro golpe. Socos, chutes, joelhos e cotovelos em todas as variações possíveis são permitidos. Mas as regras apenas permitem lutar em uma posição ereta, ou seja, nada de chão. No Muay Boran, havia técnicas para a luta no chão. O objetivo era neutralizar o oponente. No entanto, essas técnicas de combate no solo se perderam com o passar dos anos.
Muay Boran não pode ser usado hoje no Muay Thai
Grande parte das técnicas de Muay Boran não podem ser usada hoje no Muay Thai por causa das regras da competição. Dessa forma, a maneira tradicional de lutar está sendo cada vez mais esquecida devido aos grandes negócios envolvidos nas competições de Muay Thai.
Muay Boran é também um termo genérico para vários estilos, das diferentes partes da Tailândia. Por exemplo, há Muay Chaiya do sul, Muay Lopburi do centro do país, Muay Korat do leste e Muay Thasao do norte.
Existem algumas diferenças fundamentais entre o Muay Thai e o Muay Boran, sendo que são muito fáceis de entender quando ambas as artes marciais são praticadas.
Diferenças do ponto de vista técnico
Os ataques de Muay Boran são executados atingindo todas as partes do corpo do oponente, enquanto os ataques de Muay Thai são limitados a algumas partes do corpo. Portanto, algumas áreas que podem causar a morte (como a nuca e a virilha) não podem ser golpeadas.
O Muay Boran possui técnicas adicionais que incluem agarrar, jogar no chão e torcer os membros do oponente para quebrar ou danificar as articulações. Porém, no universo do Muay Thai, esses golpes são considerados antiéticos, até mesmo por que agora o Muay Thai é um esporte olímpico.
Joelhos voadores e cotovelos na cabeça também são amplamente utilizados no Muay Boran para atacar o oponente. Mas, essas técnicas são usadas ocasionalmente no Muay Thai. As lutas de Muay Boran eram geralmente realizadas em um amplo espaço aberto e as mãos dos lutadores eram envolvidas em cordas grossas.
Já as lutas de Muay Thai são realizadas com luvas em um ringue de boxe ocidental. A substituição de luvas na mão dos lutadores reduziu ferimentos e morte em comparação com as luvas de Muay Boran.
Conclusão
Por fim, o Muay Boran e o Muay Thai são bem respeitados como artes marciais tailandesas. Mas o Muay Boran é uma habilidade tradicional de combate, diferente da metodologia atual do Muay Thai.
Por se tratar de um esporte de competição, existem, como em qualquer outra modalidade, regras fixas a serem seguidas. O Muay Thai é frequentemente classificado como um estilo tradicional de luta, o que também é verdade de certa forma.
Deixe um comentário